Porto – Portugal

Visitei a cidade do Porto em setembro de 2016. Foram 4 dias na cidade (mais um dia de bate e volta a Braga e Guimarães). O clima estava perfeito, temperatura super agradável e um céu azul lindo, coisa rara por lá.

IMG_8678.JPG

Existe uma disputa em Portugal sobre qual é a melhor cidade: Lisboa ou Porto. Para mim não há dúvida, é Lisboa disparado!!! Mas adorei ter conhecido a cidade do Porto, é muito bonita, vale a pena visitar.

Não fui ao Vale do Douro e nem fiz degustação de vinho do Porto o meu interesse era só na cidade mesmo.

Em viagem bebo vinho no almoço e no jantar, todos os dias, adoro os vinhos portugueses, são fantásticos e com uma excelente relação custo/benefício, mas não vi necessidade de me instalar nos hotéis/caves na foz do rio Douro para desfrutá-los. Também gosto muito de vinho do Porto, mas um cálice para mim é o suficiente, acho muito forte, não conseguiria beber a quantidade oferecida na degustação. Depois, não tenho paciência para ficar ouvindo todas aquelas informações sobre tipos de uva, safra, perfume, terroir, “personalidade”, etc.

Reservei o Hotel Intercontinental Porto Palácio das Cardosas. Super bem localizado, na Praça da Liberdade, o hotel é lindo. Quarto, serviço, tudo ótimo. Jantei uma noite no restaurante do hotel e foi maravilhoso. O bar com música ao vivo também excelente. Pena que não tenho o registro, porque nessa época não tinha cabeça de blogueira e não vivia com o celular pendurado fotografando tudo!

IMG_8185
Fachada do Hotel Palácio das Cardosas

A linda arquitetura da praça da Liberdade em frente ao Hotel

IMG_7984.JPG

IMG_7616
Lobby do Hotel Palácio das Cardosas

IMG_7617.JPG

IMG_7614.JPG

O Hotel Palácio das Cardosas fica a poucos passos da Livraria Lello, uma instituição na cidade. Para o marido que ama ler, foi o primeiro lugar que nós fomos. O problema é que todo local famoso atrai muito gente e lá dentro havia milhares de pessoas, não dava nem para andar, para fotografar então, um sufoco.

A Livraria Lello & Irmão fica na Rua das Carmelitas desde 1906. O edifício é em estilo neo gótico e a sua escadaria a grande atração. Ao lado tem uma loja que vende o ingresso para entrar na livraria, o valor pode depois ser descontado na compra de livros. Não peguei fila para entrar, mas é bem comum ter que esperar.

IMG_7652.JPG

O seu interior é lindo, com muitos vitrais. E a sua famosa escadaria central.

IMG_7653

IMG_7665.JPG

IMG_7659.JPG

IMG_7662

IMG_7661.JPG

Próximo a Livraria Lello estão a Igreja e Torre dos Clérigos. O estilo arquitetônico é o barroco, do século XVIII e pertence a Irmandade dos Clérigos, uma associação de fiéis com o objetivo de prestar assistência ao clero.

IMG_7633

IMG_7639

IMG_7635

A torre é linda e é possível subir para apreciar a vista, mas não fui.

IMG_7643

A cidade do Porto, apesar de pequena, tem uma quantidade incrível de igrejas lindas, praticamente uma ao lado da outra, um paraíso para mim.

Próximo da Torre dos Clérigos, após a praça, tem duas igrejas maravilhosas e aqui uma característica portuguesa e muito forte no Porto: os azulejos. São lindos demais!!! Tudo tem painéis com azulejos (do árabe: pequena pedra polida) majoritariamente em tons de azul, em igrejas, estação de trem, criando um efeito maravilhoso.

A Igreja do Carmo e a Igreja das Carmelitas tem um detalhe muito interessante. Primeiro parecem uma só, depois parecem geminadas, mas não é permitido igrejas ter parede em comum. Como resolver? Fizeram um prédio de apenas 1 metro de largura entre uma e outra, problema resolvido! Carmo e Carmelitas não estão coladas, tem um prédio no meio! Conseguem ver? Duas janelas, uma em cima da outra, em um espaço estreito entre as igrejas.

IMG_7676.JPG

A primeira, à direita na foto, com um lindo painel lateral de azulejos é a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, de 1756, em estilo rococó. Dá para acreditar na beleza desse painel?

IMG_7679.JPG

O seu interior também é lindo!

IMG_7685.JPG

IMG_7687.JPG

A do lado esquerdo da foto é a Igreja da Ordem Primeira dos Carmelitas Descalços, de 1628, em estilo barroco. Então, as duas igrejas tem mais de cem anos de diferença. Durante esse tempo só havia a dos Carmelitas. Ordem Primeira é para homens (monges). Ordem Segunda para mulheres (freiras) e Ordem Terceira para leigos.

IMG_7694.JPG
Interior da Igreja dos Carmelitas Descalços

A construção mais incrível que eu conheci no Porto foi o Palácio da Bolsa. A visita é somente guiada, precisa reservar com antecedência no site: http://www.palaciodabolsa.com e tem duração de 45 minutos.

O Palácio pertence a Associação Comercial do Porto e sua construção é de 1842, em vários estilos.

IMG_7726

 

IMG_7748.JPG

IMG_7758.JPG

É o prédio mais bonito da cidade, sendo utilizado para várias solenidades. O famoso salão árabe é incrível! Os detalhes do chão ao teto, em todas as suas paredes e colunas com entalhes em caracteres arábicos em ouro é lindo demais! Uma atração imperdível do Porto.

IMG_7772

IMG_7780.JPG

Em frente ao Palácio da Bolsa está o Jardim do Infante Dom Henrique

IMG_7725

Ao lado do Palácio da Bolsa se encontra a Igreja de São Francisco, depois da Catedral da Sé, a igreja mais importante do Porto. Considero também imperdível! Do ano de 1410, em estilo gótico, além da igreja, possui um museu no andar de baixo, convento e cemitério. Estima-se que tenha de 400 a 600 Kg de ouro das Minas Gerais (Brasil) no seu interior, que foi ricamente decorado ao longo do século XVI.

IMG_7808.JPG

Igreja São francisco
Foto: http://www.visitporto.travel

No interior, no lado esquerdo, está o seu maior tesouro: a Árvore de Jessé, um retábulo de 1718 que trata de uma representação artística da árvore genealógica de Jesus Cristo, a partir de Jessé, pai do rei Davi. Jessé está reclinado (dormindo) e a partir dele as raízes da árvore crescem e formam galhos com 12 figuras dos reis de Judá. Em cima a Virgem Maria e o menino Jesus, logo abaixo José, no centro.

IMG_7802.JPG

Fomos almoçar a beira do Rio Douro, com vista para a ponte D. Luís e após fizemos o “Cruzeiro das 6 Pontes”. Um passeio de barco público, onde o bilhete se encontra facilmente por quiosques espalhados no calçadão em frente ao rio. Eu adorei esse passeio. A vista da cidade pelo rio é linda. O passeio dura 1 hora aproximadamente, mais do que isso já cansa, foi perfeito.

IMG_7834

IMG_7833

O barco tem lugares no seu interior, mas o melhor é na parte externa, principalmente quando o clima ajuda, tem bancos para sentar e como não tinha vento foi maravilhoso, a cidade do Porto é linda vista pelo rio Douro.

IMG_7907.JPG

Atrás de mim o cartão postal do Porto, a Ponte D. Luís I, do ano de 1888, de estrutura metálica, liga o Porto a cidade de Vila Nova de Gaia na outra margem do rio Douro.

IMG_7870
Ponte D. Luís I
IMG_7904
Vista da cidade do Porto

Continuamos a passear pela cidade e fomos até a Rua de Santa Catarina, a rua comercial do Porto, excelente para compras, adorei, não esperava que a cidade tivesse um comércio tão bom. Nessa rua se encontra a Capela de Santa Catarina, conhecida como a Capela das Almas, com a fachada em painéis de azulejos lindos demais!

IMG_7942

IMG_7940
A lateral da igreja de Santa Catarina

E mais um exemplo da beleza dos azulejos portugueses, a Igreja de Santo Ildefonso, no início da Rua de Santa Catarina.

IMG_7926.JPG

Na Rua de Santa Catarina fomos no café mais tradicional da cidade, o Majestic, lindo e imperdível, fizemos um lanche e estava ótimo.

IMG_7971

IMG_7958

IMG_7967

Na região da Rua de Santa Catarina ainda se encontram lojas tradicionais com produtos portugueses clássicos e que tanto me encantam.

IMG_7948

O Mercado Municipal do Porto, chamado de Bolhão, é incrível e vale a pena a visita.

IMG_7951

IMG_7949.JPG

Muito próximo do hotel Palácio das Cardosas, na Praça da Liberdade, se encontra uma das estações de trem mais bonitas do mundo, a Estação de São Bento que tem no seu interior painéis de azulejos magníficos, vive lotada, não só pelos usuários, mas também por quem vai lá só para apreciar.

IMG_7921

IMG_8181

IMG_8178

Fiz um passeio no ônibus Hop on Hop Off. Aqueles ônibus coloridos que vão parando nas atrações. Não sou muito fã, não há necessidade no Porto que é pequena, mas queria conhecer a região de Matosinhos que é distante e foi muito bom.

IMG_8012
Forte de São Francisco Xavier
IMG_8021
Praia de Matosinhos
IMG_8031
Igreja do Bom Jesus
IMG_8023
Porto de Matosinhos

IMG_8097

Uma noite, nosso querido amigo Joel, guia em Lisboa, telefonou dizendo que estava no Porto com um casal da República Dominicana e queria jantar com a gente. E fomos jantar em Matosinhos!!! Adorei! Mayra e Pedro são muito queridos e somos amigos até hoje, vantagens das redes sociais. Amigos pelo mundo!

IMG_7979.JPG

No outro dia fomos a pé conhecer o outro lado da margem do Rio Douro, a cidade de Vila Nova de Gaia. Atravessamos a ponte D. Luís I caminhando e foi incrível, é um passeio maravilhoso.

IMG_8664
Ribeira do Porto

A ponte D. Luís I foi projetada por um discípulo de Eiffel, de 1886, tem 395 metros. No andar superior passa o metrô e tem passarela para pedestres. Na parte inferior para carros e pedestres.

IMG_8667

A vista da ponte é linda demais, tanto para o lado da Ribeira do Porto quanto para a Ribeira de Gaia.

IMG_8669.JPG

A Ribeira de Gaia vale a pena a visita. Primeiro pela vista incrível que se tem da cidade do Porto que é realmente muito linda, depois porque é um calçadão animado, com lojas, caves de degustação do vinho do Porto e restaurantes bem melhores do que os da Ribeira do Porto. Almocei aqui e foi muito bom. Tem uma feirinha também.

IMG_8677

IMG_8682
Ribeira de Gaia

IMG_8680

IMG_8683

Fomos caminhando pela Ribeira de Gaia até o final  onde tem o teleférico. Muito novo, organizado, as cabines são grandes e seguras, tive a sorte de ir só eu e o marido, uma vista incrível!

IMG_8691

IMG_8704

Outra atração que não se pode deixar de conhecer é a Sé, a Catedral do Porto. Foi construída entre os séculos XII e XIII, em estilo gótico.

IMG_8604.JPG

IMG_8599.JPG

IMG_8545

IMG_8567.JPG

IMG_8559

IMG_8561.JPG

IMG_8565

O Claustro da Sé do Porto é incrível e o seu terraço lindo demais!

IMG_8569.JPG

IMG_8584.JPG

IMG_8589.JPG

Descendo a Rua da Sé, pela parte de trás, tem um caminho muito bonito e aproveitamos para conhecer o MASA – Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto, que fica no Largo do Colégio. O MASA ocupa uma ala do Colégio São Lourenço, onde tem também a igreja de mesmo nome, conhecida como Igreja dos Grilos, de ordem jesuíta de 1577. Como os frades que a ocuparam eram provenientes do sítio do Grilo a igreja ficou com esse apelido.

IMG_8610.JPG

IMG_8615.JPG

Descendo em direção ao Rio Douro e sua Ribeira, a partir da estação de São Bento, existem três ruas importantes e boas para passear: Rua da Vitória, Rua Mouzinho da Silveira e Rua das Flores, esta última a mais animada e movimentada.

Na Rua das Flores conhecemos o Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO) que fica ao lado da Igreja da Misericórdia. O  MMIPO abriga a coleção de arte da Santa Casa.

IMG_7919

IMG_8636

A descida da Rua das Flores chega na Praça da Ribeira e tem uma vista linda para o Rio Douro.

IMG_8662.JPG

IMG_7818

IMG_7910

Almoçamos no Cantinho o Avillez, maravilhoso, do Chef mais famoso de Portugal, com vários restaurantes em Lisboa, na Rua Mouzinho da Silveira.

IMG_8540

Na última noite fomos tomar um drinque no bar do terraço do Hotel Yeatman em Vila Nova de Gaia, que tem uma vista panorâmica linda para o Porto

IMG_8730

E fizemos um amigo, esse lindo pavão que queria um petisco.

IMG_8744

Com o por do sol os tons do céu e a iluminação da cidade foi ficando cada vez mais lindo

IMG_8758

IMG_8765

IMG_8767

Depois, bem próximo do Hotel Yeatman, fomos jantar no restaurante Barão de Fladgate, dentro da Cave Taylor’s de vinho do Porto. Como estava uma noite agradável o restaurante tem mesas no terraço com essa vista incrível da Ponte D. Luís I, fechando os quatro dias maravilhosos que passamos na cidade.

IMG_8784

O Porto é uma cidade linda que vale a pena conhecer

IMG_8145
Miradouro da Serra do Pilar
IMG_8159
Ribeira do Porto à noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s