Tallinn

A primeira vez que eu ouvi falar de Tallinn foi há alguns anos quando um colega de trabalho comentou que tinha feito um cruzeiro pelo Báltico e conhecido uma cidade medieval linda chamada Tallinn.

Fiquei com esse nome na cabeça e corri para o Dr. Google para pesquisar e me encantei, pensei: um dia ainda vou conhecer esse lugar.

E esse dia chegou: Em agosto de 2019, incluí Tallinn no meu roteiro de viagem para Escandinávia e Rússia.

IMG_9889.JPG
Viru Gate

Tallinn é a capital da Estônia, fica no mar Báltico, no Golfo da Finlândia.  Foi fundada no ano de 1154. Tem 159 Km² e 430.000 habitantes e está a uma distância de 80 km de Helsinque. A Estônia faz fronteira com a Letônia e a Rússia.

A Estônia junto com Letônia e Lituânia formam os três países Bálticos que em 1991 conseguiram a independência (da anexação forçada) da União Soviética (URSS).

Para visitar Tallinn fui de ferryboat, comprei as passagens no Brasil pela internet no site http://www.aferry.pt

A viagem dura 2 horas. As principais empresas que fazem esse trajeto são Tallink, Eckeroline e Vikingline. Comprei pela Eckero na ida e pela Tallink na volta. Fica mais barato comprar os dois bilhetes (ida e volta) pela mesma empresa, mas os horários não me agradaram, ou muito cedo ou muito tarde.

img_9833.jpg

Tem que prestar bastante atenção em qual terminal parte o seu ferry em Helsinque, porque muda conforme a empresa. Precisa levar passaporte por ser uma viagem internacional e chegar um pouco antes para trocar o bilhete on line pelo tíquete do barco no guichê do terminal. Como cheguei bem cedo (sempre) não peguei fila, foi bem tranquilo.

O terminal de Helsinque é impressionante, parece um aeroporto (dos bons). Muito organizado. O barco é enorme e parece um transatlântico, desses de cruzeiro. Como não sabia se havia lugar suficiente para sentar, porque são milhares de passageiros, comprei o tíquete no lounge, que tem um serviço VIP, sofás, banheiro privativo, lanche tipo buffet de cortesia, bem confortável. Mas, vi lá que não era necessário.

IMG_9839.JPG

IMG_9843.JPG

Como falei o barco é imenso e tem muitos locais para sentar, tem vários restaurantes e bares e um palco com cadeiras para assistir o show. Tinha um conjunto tocando muito bom! Tem também máquinas de caça níquel, todo o deck superior para ver a paisagem (mar e nada mais) além da ventania de praxe. Há também cabines com cama e banheiro mas não vi necessidade em uma viagem tão curta (além de serem claustrofóbicas).

img_9857.jpg

IMG_9853.JPG

img_9866.jpg

IMG_0209

Por fim, tem o free shop. É enorme! Agora o engraçado é que o barco vai lotado, daí você pensa, claro para visitar Tallinn! Não! Para comprar bebidas alcoólicas! É isso mesmo. Dezenas, centenas eu acho, de homens fazem bate e volta para Tallinn, nem saem do porto, para voltar para Helsinque abastecidos de garrafas de bebida alcoólica.

IMG_9875

Como mencionei aqui Helsinque na Finlândia existe um imposto muito alto sobre as bebidas, então o povo esperto sempre encontra uma saída, em Tallin não tem essa alta taxa e no ferry é preço de dutyfree, assim, vão todos com malas vazias e abastecem no barco a preços bem mais baixos! Muitos também já consomem por ali e vemos uns jovens bem alcoolizados, mas nada que perturbe o sossego da viagem. Também não resisti, na volta comprei uma garrafa de champagne por um preço ótimo.

Chegando no porto peguei um táxi (distância de 2,0 km) e pedi para me deixar em frente ao Viru Gate onde comecei o meu roteiro.

IMG_9886.JPG

O Viru Gate é o símbolo da cidade, um par de torres do século XVIII, sobreviventes de um sistema de portais que já existiam e protegiam a cidade na idade média. O portão foi derrubado em 1880 para dar espaço ao tráfego. As suas cúpulas são de telhas. A partir dele a área é pedonal.

Assim que passei o portão virei à direita na rua Müürivahe para ver as muralhas da cidade, no trajeto (bem curto) tem várias barraquinhas que vendem artigos de lã como blusas e gorros.

IMG_9894.JPG

IMG_9923.JPG

No outro lado da rua, em frente a muralha, com uma fâmula no alto indicando, está a passagem de Santa Catarina – Katariina Käik, para mim o lugar mais incrível de Tallinn.

A Passagem de Santa Catarina é uma via medieval com construções que datam dos séculos XV a XVII e abriga a Guilda de Santa Catarina, uma cooperativa de artesãos com lojas que vendem artigos em vidro, bonecas, cerâmica, jóias, seda e algumas oficinas onde é possível ver os artesão trabalhando.

IMG_9901.JPG

Muitas lojas estão abaixo do nível do solo, precisa descer uma escada íngreme para visitar, achei o máximo! Como eu amo cidade medieval!

IMG_9899.JPG

E tem que abaixar a cabeça para não bater no teto da escada!

IMG_9919.JPG

Fiquei encantada por essa loja de bonecas, eram muito bem feitas, obras de arte. Loja Art Doll House. Site: http://www.estoniadolls.com

IMG_9909.JPG

IMG_9911.JPG
O preço é em Euros (moeda da Estônia)

Quase no final da Passagem, ou início depende de que lado se entra, existe um pátio de uma Igreja e um antigo monastério com pedras de tumbas antigas fixadas na parede, já chegando na Rua Vene.

IMG_9917

IMG_9914

Eu fui e voltei na Passagem para apreciar bem todos os seus detalhes. Retornei ao Viru Gate para passear pelo calçadão da Rua Viru, com muitas lojas e restaurantes e aqui me apaixonei por uma jaqueta de couro azul e amarela com uma arara nas costas e resolvi comprar e também uma outra jaqueta de couro em um tom verde lindo (Loja Soft Gold). Tem muitas lojas de artigos de couro de excelente qualidade em Tallinn.

IMG_9926.JPG
Marido não resistiu em fotografar com o boi de bronze da Goodwin Steak House

No final do calçadão da Rua Viru já deu para perceber que estávamos chegamos no coração de Tallinn, a praça central (Raekoja Plats).

IMG_9927

Tallinn é dividida em duas partes: Vanalinn (cidade baixa) que compreende o seu centro histórico e Toompea (cidade alta). Na praça central se encontra a Prefeitura e a Farmácia e no seu entorno algumas igrejas (já vou falar sobre elas).

A quantidade de gente durante o dia no verão em Tallinn por conta dos cruzeiros é absurda, tem que ter paciência, de manhã cedo e depois das 17h fica bem tranquilo. Infelizmente, como fiz bate e volta, tive que lidar com esse mar de gente.

Deu para perceber também roupas de todo tipo, não é mesmo? Porque pela manhã cedo é frio, depois vai esquentando, mas o dia estava feio, com poucas aberturas de sol, então era um tal de tira casaco, coloca casaco (fui com um bem leve e não passei frio).

IMG_9941.JPG

A praça central é do século XI, possui o chão levemente inclinado e tem muitos restaurantes e bares.

IMG_9945

A Prefeitura de Tallinn, construída entre 1402 a 1404, é a única de arquitetura gótica que permaneceu intacta no norte da Europa. A sua torre tem 64 metros de altura e possui um pináculo, de 1530, com a estátua de bronze do guerreiro Old Thomas (o velho Vana Toomas), símbolo e guardião de Tallinn.

IMG_9930.JPG

IMG_9942.JPG

As calhas, logo abaixo do telhado, tem cabeça de dragão

img_0138.jpg

No interior da Prefeitura (que também é Câmara Municipal) tem um pequeno museu.

IMG_9951.JPG

A atração principal da praça central é sem dúvida a farmácia (Raeapteek). Do ano de 1422 é a mais antiga farmácia em funcionamento na Europa.

IMG_9959.JPG

A farmácia teve como proprietários 10 gerações da mesma família – Burchart – de 1581 a 1911. O Czar russo costumava encomendar remédios aqui. Agora pergunta se eu consegui comprar algo aqui? Impossível! Eram dezenas de pessoas se acotovelando, só três atendentes, nem o balcão consegui fotografar, só vi alguns produtos como cremes para as mãos e pés.

Anexo a farmácia, a Sala de Exposições dos utensílios dos séculos XVII a XX.

IMG_9966.JPG

Curiosidade: os produtos (remédios) que era vendidos aqui na idade média: poção de pele de cobra, suco de múmia, pó de chifre de unicórnio (para potência masculina), geléias e pólvora.

IMG_9963.JPG

A Igreja do Espírito Santo (Puha Vaimu Kirik) fica muito próximo à praça central, na Rua Puhavaimu, entre as ruas Pikk e Vene. É a igreja mais antiga da cidade, do século XIV, de arquitetura gótica com um relógio do ano de 1680, o mais antigo de Tallinn.

IMG_9978

IMG_9979

IMG_9985.JPG

IMG_9989.JPG

IMG_0002.JPG

Em frente a Igreja o Museu de História da Estônia (não entrei)

IMG_0011.JPG

IMG_0132.JPG

A Rua Pikk é uma das mais interessantes de Tallinn para passear e bem próximo da Igreja do Espírito Santo está o Maiasmokk Café, o mais antigo da cidade, desde 1864. O ambiente é muito bonito, agora advinha? Não consegui uma mesa para sentar, nem comprar uma caixa de chocolates porque estava lotado, com uma fila enorme dentro, realmente alta temporada não é para os fracos (isso porque era uma segunda-feira).

IMG_0135.JPG

IMG_0018.JPG

Seguindo pela Rua Pikk, encontrei essa porta, sonho para qualquer fotógrafo, a arquitetura dos prédios dessa rua é a mais bonita de Tallinn

IMG_0029.JPG

IMG_0026.JPG

IMG_0042

IMG_0012.JPG

IMG_0034.JPG

IMG_0035.JPG

 

Quase no final da Rua se encontra a Igreja de São Olavo, dedicada ao Rei Olaf II da Noruega, mas estava fechada toda em obras de restauro.

IMG_0037.JPG

Voltamos toda a rua Pikk para ir em direção a parte alta da cidade (Toompea), após passar o portal a rua passa a se chamar Pikk Jalg

IMG_0045.JPG

IMG_0046.JPG

A rua apresenta uma subida até chegar na parte de cima da colina

IMG_0050.JPG

Tem alguns artistas expondo as suas obras no trajeto. Na subida esquentou e o marido tirou o casaco.

IMG_0055.JPG

Quase lá! Já dá para ver um pedacinho da catedral russa.

IMG_0057.JPG

Chegamos na praça central, no cume da colina de Toompea, a parte alta da cidade de Tallinn composta pelo Castelo de Toompea (Palácio rosa), hoje sede do Parlamento da Estônia e pela Catedral Alexander Nevsky.

IMG_0072.JPG
Parlamento da Estônia

O Palácio Rosa, em estilo barroco, é da época de Catarina a Grande. Em frente ao Parlamento está a Catedral Alexander Nevsky, principal igreja ortodoxa russa da Estônia. De 1900, quando o país fazia parte do império russo.

IMG_0065.JPG

A igreja é dedicada ao Príncipe Alexander Nevsky que liderou e venceu a Batalha no Gelo em 1242 contra os cavaleiros teutônicos que queriam dominar a Estônia. Considerado herói e mito na Rússia e santo na igreja Ortodoxa.

IMG_0067.JPG

As torres tem 11 sinos, o maior pesa 15 toneladas.

IMG_0069.JPG

Próximo a catedral há outra igreja de interesse para visitar. A Catedral de Santa Maria a Virgem, era a igreja dos nobres alemães na Estônia. Começou a ser construída em 1233, mas a sua estrutura principal é do século XIV, por fim a sua torre foi acrescentada em 1770, no estilo barroco.

IMG_0076.JPG

IMG_0116.JPG

IMG_0113.JPG

IMG_0103.JPG

No interior da igreja, nas suas paredes, existem dezenas de brasões funerários dos séculos XVII a XX. Está enterrado nesta igreja o Almirante Samuel Greig de Fife, que foi amante de Catarina a Grande.

IMG_0099.JPG

A vista do alto da colina para a cidade baixa é famosa em Tallinn e tem alguns miradouros no entorno da praça central de Toompea, os mais indicados são o Patkuli e o Kohtuotsa. Porém, à tarde, o céu ficou muito nublado, impedindo a visibilidade. Selecionei duas fotos na internet (abaixo) para se ter uma ideia da beleza da cidade.

estonia-912315_1280-768x410
Foto do site: http://www.unitur.com.br
vaateplatvorm_kadi-liis_koppel_2015_35_-768x512
Vista do miradouro de Patkuli, foto do site: http://www.unitur.com.br

Descemos a colina e chegamos novamente em Raekoja, a praça central do centro histórico com a sua Prefeitura e fomos almoçar.

IMG_0136.JPG

IMG_0141.JPG
Coisas de Tallinn – Raekoja Plats

A quantidade de restaurantes em Tallinn é impressionante, alguns com fachadas bastante originais

IMG_0122

IMG_0120

IMG_9974

IMG_9918

IMG_0040

IMG_9937.JPG

Optamos pelo restaurante Clayhills e adoramos, a comida estava fantástica.

IMG_0123.JPG

Depois fomos conhecer a Igreja de São Nicolau, originalmente construída em 1230, mas totalmente destruída nos bombardeios da 2ª Guerra Mundial, em 1980 foi reconstruída e hoje abriga um museu de obras de arte religiosas, retábulos e sepulturas medievais.

IMG_0149.JPG

IMG_0173.JPG

IMG_0162.JPG

Em uma sala anexa da Igreja se encontra a Pintura Danse Macabre (Dança da Morte) de Bernt Notke, do final do século XV. O artista também fez a escultura de São Jorge e o Dragão da Catedral de Estocolmo.

Havia uma outra obra, Danse Macabre de Bernt Notke, na Catedral de Lübeck, na Alemanha, com 30 metros de largura, que foi destruída em um bombardeio dos aliados. O fragmento exposto em Tallinn tem 6,40m.

As ruas no entorno da praça central tem muitos restaurantes, cafés, ateliês de arte, oficinas de artesãos e o seu comércio é muito interessante, porque ainda não foi invadido (contaminado) por lojas de rede que tornam as compras na maioria das cidades todas iguais.

Em Tallinn se encontram muitos artigos originais, típicos, de influência medieval e viking e as próprias lojas são um charme, adorei.

IMG_9975

Tallinn é considerada a cidade medieval mais bem preservada da Europa e o seu centro histórico – Vanalinn – parece saído de um conto de fada.

Embora sempre considero melhor ficar pelo menos uma noite no local para sentir a sua magia, o que seria ideal em Tallinn, o passeio bate e volta deu para conhecer as principais atrações da cidade e entender que ela é realmente muito especial. Em uma viagem para a Escandinávia ou Rússia, ou para os dois como nós fizemos, a minha dica é: não deixe de acrescentar Tallin no seu roteiro, eu voltei encantada.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s