Em agosto fiz um Cruzeiro de 4 dias pelo Mar Egeu com a Celestyal Cruise (meu primeiro e último cruzeiro na vida – odiei) e uma das ilhas do roteiro foi Rodes.
Amei Rodes, passamos o dia lá, sem pernoite, não fomos a Lindos porque havia um problema de greve, mas não me importei, tinha tanta coisa que eu queria ver na Cidade Velha que fica para uma próxima, até porque Rodes merece pelo menos passar uma noite lá, é um lugar mágico!
De todas as ilhas que eu conheci me apaixonei por Santorini e Rodes, mas elas são muito diferentes, só que Rodes reúne o que eu mais amo na vida, história, cidade medieval e um mar com vista de sonho!
Rodes é a maior das ilhas do Dodecaneso, o conjunto de doze ilhas situadas no Mar Egeu, fica a 600 Km de Atenas, tem 110.000 habitantes e foi base e fortaleza dos Cruzados em 1300, em 1522 foi ocupada pelos Otomanos, depois já pertenceu aos italianos e por fim à Grécia desde 1948. Fica a apenas 18 Km da Costa da Turquia.
Então, como só passei o dia, concentrei meu passeio na Cidade Velha com suas muitas atrações.
Descemos no Porto de Rodes, a cidade velha é toda murada e possui várias portas de entrada.
Entramos pela Porta bem em frente ao Porto do Rodes e logo à esquerda tem uma Igrejinha Ortodoxa Grega muito linda, a St. Panteleimon, do século XV, com um acervo de antiguidades bizantinas.
Passamos pela Porta Marina, a entrada principal da ilha, também conhecida como Porta de Santa Catarina, a mais linda da ilha com o mar fazendo um quadro ao fundo.
No centrinho da ilha
A Plateia Ippokratous é a praça principal da cidade, fica no cruzamento das Ruas Sokratous e Aristotelous e é muito animada, cheia de gente, lojas, restaurantes, ferve o dia todo! Aqui com a Fonte medieval dos Cavalos Marinhos.
A primeira visita foi ao Museu Arqueológico de Rodes, um prédio impressionante com um acervo incrível, amei. Funciona das 8:00 às 20:00 horas todos os dias e era o Antigo Hospital dos Cavaleiros.
Saímos do Museu e fomos conhecer a Catedral de Rodes, cortamos a sequência do trajeto porque já era 10:30 da manhã e a igreja fecha das 12:00 às 17:00 horas.
A Catedral de Rodes, que se chama Igreja da Anunciação, é ortodoxa grega e fica na Liberty Square em frente ao Port Mandraki, as pinturas nas paredes são lindas e tem um conjunto de lustres de cristal maravilhosos.
Em frente a Catedral está o Porto Mandraki, onde segundo a lenda ficava o Colosso de Rodes, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Uma estátua de Bronze com 30 metros de altura que representava o Deus Hélios, o Deus do Sol na Mitologia Grega, foi construído em 280 a.c. e destruído no terremoto de 226 a.c.
Nas duas colunas com estátuas de cervos ficavam os pés do Colosso de Rodes
Do outro lado da rua, fica o Mercado Municipal de Rodes com muitas lojas e restaurantes
Voltando para o interior das muralhas, continuamos pela cidade velha e passamos pela sua rua mais famosa, A Rua dos Cavaleiros (Rua Ippoton), com muitos prédios medievais
Subindo a Rua dos Cavaleiros se chega no Palácio do Grão-Mestre a principal atração de Rodes. O castelo abre das 8:00 às 19:45 horas, todos os dias. O prédio é medieval de arquitetura gótica. Foi uma cidadela, quartel-general e fortaleza dos Cavaleiros Hospitalários (uma organização internacional católica), pertencente a Ordem de Malta. Em 1309 os Cavaleiros de São João de Jerusalém conquistaram a cidade de Rodes. Hoje o prédio funciona como museu.
Ao lado do Palácio está a Mesquita Suleymaniye, de 1522 e reconstruída em 1808 que está fechada para visita por perigo de desabamento.
Descendo a Rua dos Cavaleiros, no seu final, no sentido oposto ao Palácio se encontra a Igreja Nossa Senhora do Castelo, do Século XI, de característica Gótica, com relíquias bizantinas e lindos afrescos.
São Jorge Matando o Dragão, séc XVII de Tzanetis
As ruas de Rodes são de pedrinhas então ir de rasteirinha como eu não é uma boa ideia
Rodes é muito linda e tem uma arquitetura impressionante
E como em toda Grécia, tem muitos gatos, adoro!
Adorei Rodes e espero em breve voltar para ficar mais tempo e poder aproveitar à noite nesta ilha incrível
Na saída a majestosa Porta São Paulo
E a vista da muralha
A linda Rodes, mais um espetáculo grego para o mundo!
Having read this I thought it was really enlightening.
I appreciate you taking the time and energy to put this article together.
I once again find myself personally spending way
too much time both reading and leaving comments. But
so what, it was still worth it!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Thank you very much!
CurtirCurtir