Atenas

Por que eu demorei tanto tempo para conhecer a Grécia? Mistério! Mas foi pisar pela primeira vez em Atenas, sua capital, que naquele instante percebi que iria me apaixonar e foi assim que aconteceu. Amei a Grécia, muito! Todos os lugares que eu conheci foram incríveis. Quando comentei com amigos que iria para Atenas alguns falaram “não sei se você vai gostar” “não é uma cidade bonita” blá blá blá. Eu adorei Atenas! A-DO-REI!      Não só pelo seu imenso patrimônio histórico, arquitetônico, arqueológico e cultural que é de emocionar, mas pela cidade mesmo. Atenas é bonita, alegre,vibrante, alto astral, povo simpático e acolhedor, ótima comida, vinhos maravilhosos, ruas charmosas lotadas de restaurantes, bares, lojas. Passei 3 dias em Atenas e não teve uma vírgula que eu não gostasse. Foi tudo maravilhoso, perfeito. Que saudade, vontade de voltar, agora, já!

Me hospedei no Hotel King George na praça Syntagma e foi maravilhoso. Hotel lindo, muito bem localizado, fiz tudo a pé, me deram um upgrade para uma suíte enorme, com sala, sofá, poltronas, lareira e uma varanda com vista para a praça. O restaurante no rooftop se chama Tudor Hall onde é servido o café da manhã e jantei uma noite (aniversário do marido) com uma vista maravilhosa para a Acrópole, de dia ou à noite é mágico.

IMG_6184.JPG

IMG_6646.JPG

A vista do restaurante Tudor Hall, Hotel King George, à noite

IMG_6980

O lobby do Hotel King George

IMG_7015.JPG

A praça Syntagma em frente ao hotel é a praça da Constituição onde tem o prédio do Parlamento Helênico, hoje Assembléia Nacional e pertenceu ao Príncipe Oto da Baviera, que foi rei da Grécia até 1862. Na frente do prédio tem duas guaritas onde a cada hora tem a troca da guarda. E aos domingos, às 11h tem a troca da guarda oficial que é uma grande parada com desfile e como estava lá assisti e foi muito legal.

IMG_6938.JPG

Próximo ao Hotel King George, no final da rua Ermou, se encontra a Praça Monastiraki, tem esse nome por causa de um antigo monastério que funcionava ali, é o coração de Atenas, cheia de gente, restaurantes, lojas, tem um mercado das pulgas, museu, igreja, mesquita e possui no seu entorno três importantes sítios arqueológicos: a Biblioteca de Adriano, a Antiga Ágora e a Ágora Romana.

IMG_6233.JPG

A Igreja Ortodoxa Grega Panaghia Kapnikarea na Praça Monastiraki é do Século XI, de arquitetura bizantina e tem uma Capela dedicada a Santa Bárbara.

IMG_6223.JPG

IMG_6230.JPG

IMG_6221.JPG

IMG_6206.JPG

IMG_6194.JPG

Na primeira noite jantamos em Plaka no restaurante Adrianou (mesmo nome da rua) e adoramos, comida e atendimento excelente com o plus de quebrar uns pratinhos!

A Ágora Antiga era o centro social, político e comercial de Atenas na Antiguidade, onde ocorriam reuniões para discutir assuntos políticos, celebrações religiosas, espetáculos de teatro. Neste local está o Templo de Hefesto, o templo grego mais bem preservado do mundo, em estilo Dórico de 460 a.c. Acesso pela Rua Adrianou a partir da Praça Monastiraki (fotos Virna Lise do blog uma brasileira na Grécia, fotógrafa incrível).

IMG_6440.JPG

IMG_6449.JPG

IMG_6497.JPG

IMG_6486.JPG

Aqui também se encontra  a Stoa de Atalo, que era de 150 a.c. construída pelo Rei Atalo II de Pérgamo, mas foi destruída no ano de 267. Em 1950 foi reconstruída para abrigar o Museu da Ágora Antiga.

IMG_6516

Ao lado está a Ágora Romana um fantástico sítio arqueológico

IMG_6423

A Biblioteca de Adriano (Imperador Romano), conhecida como a biblioteca das 100 colunas, do ano de 132 foi descoberta em escavações em 1885.

IMG_6531

Outros monumentos importantes que ficam na região entre a Praça Monastiraki e a Acrópole são o Templo de Zeus Olímpio e o Arco de Adriano

O templo de Zeus Olímpio, do século VI a.c. onde Sócrates se encontrava com os seus discípulos (fotos fantásticas da Virna do http://www.umabrasileiranagrecia.com)

IMG_6308

IMG_6297

O Arco de Adriano, do ano 131 aproximadamente, dedicado ao Imperador Romano Adriano, de mármore e tem 18 metros de altura

IMG_6324

Antes de chegar na Acrópole, que terá um post separado, fomos no Museu da Acrópole, que funciona todos os dias das 8:00 às 20:00h, segunda até as 16:00h.

Não pode fotografar em algumas áreas do museu, mas aqui com as Cariatides originais é permitido. São 5 colunas com o corpo feminino que pertencem ao Templo Erecteion, na Acrópole, do ano 420 a.c.

IMG_6353

IMG_6366

Passeando pela cidade, o lindo Jardim Nacional

IMG_6275

IMG_6281.JPG

A Catedral da Anunciação, Igreja Ortodoxa Grega de 1862, fica na Praça Mitropoleos, no bairro Plaka, é rica em ícones.

IMG_6237.JPG

IMG_6550.JPG

IMG_6551.JPG

Ao lado da Catedral fica a pequena igreja Theotokos, do século XII, é dedicada a Agios Eleutherios e tem lindas relíquias bizantinas.

IMG_6586

IMG_6592

IMG_6595

Plaka é um bairro delicioso para passear, com inúmeros restaurantes, bares, lojas, aliás, não imaginava que Atenas era uma cidade tão boa para compras, descobri uma loja de roupas que amei, roupas gregas em algodão e linho que fiquei apaixonada: NEJMA (www.nejma.gr)

IMG_6944

IMG_6254

IMG_6884

IMG_6942

IMG_6945.JPG

Atenas é arte e história por todos os lados. Horológio de Andrônico (Torre dos Ventos) de 50 a.c.

IMG_6626.JPG

Atenas é uma cidade incrível e que ficou ainda mais especial pelos olhos e trabalho maravilhoso da Virna Lise fotógrafa brasileira na Grécia @fotografonagrecia e @umabrasileiranagrecia que já virou amiga e deixou saudade.

IMG_6478.JPG

IMG_6384.JPG

Já programando o retorno ano que vem! Até breve Atenas!

 

 

 

2 comentários em “Atenas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s