Éfeso

Uma das paradas do Cruzeiro “4 dias pelo Mar Egeu” foi a cidade de Éfeso na Turquia.

O Porto onde atracou o navio fica na cidade de Kusadasi e Éfeso fica a aproximadamente 20 Km do porto. Tinha interesse em conhecer as ruínas de Éfeso mas também a casa onde morou e morreu a Virgem Maria, mãe de Jesus, então comprei uma excursão no navio para fazer o passeio guiado por causa da facilidade do deslocamento, assim, quando saímos do navio fomos para um ônibus com guia em espanhol.

Porto de Kusadasi na Turquia

IMG_7300.JPG

A primeira parada foi na Casa da Virgem Maria, que fica a 27 Km do Porto de Kusadasi no alto da montanha “Bülbül Dagi” (monte rouxinol em turco) na cidade de Selçuk, na província de Esmirna.

Segundo a crença, aceita pela Igreja Católica, antes de ser crucificado Jesus disse ao Apóstolo João “eis aqui a sua mãe” e à Maria “eis aqui o seu filho”. Depois que Jesus Cristo foi crucificado para fugir da perseguição aos cristãos Maria foi com João para a Turquia e viveu nesta casa até a sua morte. Em 15 de agosto é celebrado o dia da Assunção de Maria ao céu.

IMG_7315

IMG_7317

A casa é pequena, tem dois cômodos e não é permitido fotografar no seu interior. É um lugar de muita paz e devoção. Tem um espaço para acender velas e rezar no lado de fora.

IMG_7325

Continuando a caminhada pelo local há um muro onde os fiéis colocam pedaços de papel com pedidos de graças a ser alcançadas ou de agradecimento.

IMG_7333

 

E também há uma fonte com água que dizem ter poderes curativos, então as pessoas costumam levar garrafas para encher, mas como esqueci de levar, depois na saída comprei vidrinhos com essa água para mim e como lembrança para parentes, uma recordação desse local tão especial.

Depois nos dirigimos para as ruínas de Éfeso, que fica a 9 Km da Casa da Virgem Maria e a 600 km de Istambul.

IMG_7337

Éfeso foi uma cidade grega construída no século X a.c. Era uma cidade de grande importância comercial e estima-se que até 500.000 pessoas viviam aqui.                              O sítio arqueológico onde estão as suas ruínas está aberto todos os dias das 8 às 19h.

No Grande Teatro de Éfeso onde o Apóstolo Paulo pregou

IMG_7368

A rua principal da cidade se chama Kuretler (Curetes) é de mármore e ladeada por colunas onde haviam também estátuas, fontes e monumentos. Liga o portão Magnesiano com a Biblioteca de Celso, a principal atração.

IMG_7416

Passaram por essa rua Cleópatra e Marco Antônio em visita a cidade.

IMG_7386.JPG

IMG_7360.JPG

Uma rua que deriva da principal e mostra as casas da época

IMG_7440

Descendo a rua encontramos o Templo de Adriano de 138 d.c. em homenagem ao Imperador Romano Adriano em bom estado de conservação.

IMG_7435

Há muitas estátuas e blocos de mármore com desenhos, inclusive indicativos de profissões

IMG_7392

As ruínas são impressionantes, um maravilhoso acervo da importância dessa cidade na Antiguidade

IMG_7401

E chegamos na atração principal das ruínas, a Biblioteca de Celso. Toda de mármores, do ano de 110 d.c. foi construída em homenagem a Tiberius Julius Celsus Polemeano que foi senador e governador da Ásia.

IMG_7453.JPG

O corpo de Tiberius Julius Celsus está enterrado aqui, em um sarcófago na cripta embaixo da Biblioteca o que não era comum na época

IMG_7470.JPG

A Biblioteca de Celso foi construída com a sua fortuna e possuía 12 mil pergaminhos. As 4 estátuas representam a Sabedoria, Conhecimento, Virtude e Inteligência.

IMG_7458.JPG

É tão grandiosa e monumental, que ficamos imaginando como deveria ser incrível essa cidade.

IMG_7501.JPG

Em algumas pesquisas que fiz li que as ruínas estão sempre lotadas, que é difícil fotografar sem centenas de pessoas em volta, que a pior época para ir é no verão, porque estão ainda mais cheias. Enfim, fui em agosto, estava quente sim, mas bem suportável, afinal sou brasileira e embora viva no sul estou acostumada com calor e pelas fotos dá para perceber que estava bem tranquilo. Fiz várias fotos sem ninguém ao lado. Na casa da Virgem Maria a mesma coisa. Visitei Éfeso em uma terça-feira pela manhã, fomos primeiro na casa da Virgem para depois ir nas ruínas, acho que isso ajudou, a maioria das excursões vai direto a Éfeso, então quando nós chegamos os grupos já estavam indo embora e podemos ver tudo com poucas pessoas, nosso grupo era pequeno, foi ótimo!

IMG_7489.JPG

IMG_7484.JPG

Feliz por ter conhecido esse patrimônio histórico da humanidade.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s