Dando uma parada nas postagens sobre a Grécia e porque estou na semana de aniversário de casamento me lembrei da viagem de setembro do ano passado para a Itália, especialmente o Lago di Como, onde escolhi para passar a data.
O Lago di Como é uma região belíssima e muito romântica, em setembro já estava bem frio. Bellagio foi uma das bases que fixei para conhecer uma parte do lago que é enorme, a outra foi Cernobbio. Passei dois dias em Bellagio e foi suficiente para conhecer as cidades que eu queria.
O Lago di Como tem um eficiente sistema de transporte por ferry que liga todas as cidades e eu amei. Muito tranquilo e cada trajeto com uma paisagem tão linda, por isso cenário de tantos filmes.
Um dos locais que eu queria muito conhecer (e o marido mais ainda) era a Villa del Balbianello, que foi residência do explorador Guido Monzino e agora é um museu e local para eventos, fica em Lenno.
De Bellagio a Lenno o ferry leva aproximadamente 30 minutos. Saindo do trapiche de parada segue a pé para esquerda em uma calçada costeando o lago, depois de uns 5 minutos tem um placa indicativa do taxi boat que faz o transporte até a Villa. Dá pra ir a pé pelo morro, em uma trilha, mas, além de não ser fã de trilha, queria chegar na Villa pelo lago onde a vista é muito mais bonita.
No ferry saindo de Bellagio
Na parte superior externa do ferry
As paisagens pelo caminho, um sonho
A calçada que sai do trapiche de Lenno para pegar o taxi boat
Chegando na Villa del Balbianello
O local começou a ser ocupado em 1787 pelo Cardeal Ângelo Maria Durini que construiu sua casa, passou por vários períodos de abandono e proprietários até ser comprada em 1974 pelo Conde Guido Monzino, milânes, herdeiro de uma família de negociantes (supermercado).
Os jardins da casa são espetaculares, lindos, muito bem cuidados e foram cenários de filmes como 007 Cassino Royale e Star Wars II.
A vista do terraço para o Lago di Como também é linda demais
Guido Monzini faleceu em 1988 aos 60 anos e quis ser enterrado aqui. Sem herdeiros diretos ele deixou a casa para o Fondo per l’Ambiente Italiano. Hoje a casa funciona como museu onde possui uma rica coleção dos artefatos de suas expedições pelo mundo e também é um local para eventos, principalmente casamentos.
Para visitar os jardins é gratuito, mas para conhecer o interior da casa é necessário comprar um bilhete para visita guiada. Comprei um tour em italiano que tenho razoável compreensão, a guia era muito simpática e forneceu informações bem interessantes, foi excelente. Horário de funcionamento das 10:00 às 18:00 horas, fecha 2ª e 4ª.
A casa é linda e no piso superior tem a exposição das suas expedições
A Villa del Balbianello é uma das residências mais bonitas e românticas do Lago di Como, do século XVIII, uma visita imperdível.
Na volta, a beleza de Lenno e o charme das estações de ferry do Lago di Como
Para mais informações http://www.fondoambiente.it/luoghi/villa-del-balbianello (Lenno – Tremezzina – Lago di Como)
Olá! Custa muito caro pegar o taxi-boat até a Villa?
CurtirCurtir
Olá! Faz muito tempo que eu fui, realmente não lembro o valor exato, mas não achei caro. É um barco bem simples, compartilhado.
CurtirCurtir