Patmos

Voltando para a viagem que fiz mês passado pela Grécia, uma das ilhas que conheci foi Patmos, que fica no Mar Egeu Meridional, a 55 Km da costa da Turquia e faz parte do conjunto de 12 ilhas chamado Dodecaneso.

Patmos pertence a Grécia desde 1948 (já foi dos Otomanos, Venezianos e Italianos) sua capital é Chora e Skala o porto principal. É conhecida como a Jerusalém do Mar Egeu, dada a sua importância sagrada e por ter sido aqui que o Apóstolo João escreveu o Livro do Apocalipse em 95 d.c.

Chegamos com o cruzeiro em Patmos em 21 de agosto, terça às 17:30 h, e tínhamos 4 horas para conhecer a ilha. Como a minha intenção era só conhecer o Monastério e a Gruta foi tempo suficiente. Comprei uma excursão do navio, com guia em espanhol, que foi excelente e ainda sobrou um tempinho para apreciar a linda vista lá de cima onde se encontra o monastério e olhar umas lojinhas.

IMG_7597.JPG

A primeira parada foi no Monastério  de São João  que fica a 15 minutos de ônibus do porto. É um mosteiro ortodoxo grego fundado em 1088 em Chora, sendo patrimônio da Unesco. Na primeira pesquisa que fiz sobre o monastério dizia que o horário de funcionamento era das 8:30 às 13:30 horas todos os dias, mas não é assim. Terça é das 16 às 19h, Sábado das 17 às 20h e Domingo das 16 às 18h. O site para verificar os horários de funcionamento é http://www.patmosmonastery.gr está em grego, mas é só colocar no tradutor que dá para entender, para quem vai sozinho conseguir se programar.

IMG_7533.JPG

O mosteiro fica no alto e tem um ângulo difícil para fotografar

IMG_7537.JPG

Mosteiro São João Patmos
Foto: http://www.terrasantaviagens.com.br

No primeiro piso, no pátio interno, à esquerda, tem a Capela do Mosteiro que é linda demais, dedicada a São João o Teólogo! As paredes do mosteiro tem afrescos impressionantes.

IMG_7539.JPG
Pátio interno

IMG_7545.JPG

IMG_7569.JPG

IMG_7557.JPG
Capela Bizantina

IMG_7563

IMG_7562.JPG

IMG_7554.JPG

No piso superior tem o Grande Tesouro do Mosteiro que é o maior museu do Mar Egeu com preciosos artefatos bizantino e a Caveira de São Tomé Apóstolo, mas infelizmente não pode fotografar.

Para visitar o mosteiro e a gruta mulheres e homens precisam ir com roupas que cubram os joelhos e os ombros. Aqui na parte alta do mosteiro.

IMG_7576.JPG

IMG_7580.JPG

IMG_7593.JPG

Final de tarde, o sol já se foi e a luz ainda é linda

IMG_7598.JPG

O ônibus deixou a gente muito próximo ao mosteiro, tivemos que subir uma rua e alguns degraus, não foi muito esforço. Já na descida, pela mesma rua, tem umas lojas e restaurantes muito legais.

IMG_7606

IMG_7603

Depois, descemos mais uma rua, mais ou menos uns 5 minutos a pé para a segunda parada, a Gruta do Apocalipse. Dentro da Gruta, logo na entrada tem um Capela dedicada a Santa Anna. No interior da gruta mesmo é proibido fotografar.

A primeira entrada para a gruta, porta em frente, onde tem uma loja e alguns ícones bizantinos em exposição

IMG_7616

IMG_7629

IMG_7623.JPG
A entrada da Gruta do Apocalipse

Capela de Santa Anna dentro da gruta

IMG_7617.JPG

Do lado direito da capela está o lugar onde o Apóstolo São João o Evangelista morou no ano de 95 d.c. em razão do exílio (prisão) na ilha, e nesse período, escreveu os relatos que veio a ser  o livro bíblico do Apocalipse. Ele viveu aqui com um discípulo, Prochorus, que escrevia o que lhe era ditado. João na realidade ditava o que lhe era revelado por Jesus Cristo em nome de Deus em visões.

No livro do Apocalipse, que significa revelação, João diz que estava em Patmos. Ele deveria escrever e entregar as revelações as 7 Igrejas da Ásia Menor, como Éfeso, Esmirna, Pérgamo entre outras.

No teto da caverna (gruta) tem uma trinca tripla, onde ele ouvia a voz do Senhor, que simboliza a Santíssima Trindade.

Na rocha da gruta onde São João apoiava a cabeça para dormir e a mão para levantar está envolto em prata.

Fotos abaixo do Blog http://www.culturaeviagem.wordpress.com onde pode se visualizar a trinca no teto. No chão, atrás da grade o buraco onde São João apoiava a cabeça e um buraco menor na parede, ao lado da grade, onde ele apoiava a mão para se levantar.

cultura e viagem

cultura e viagem 2

Foto abaixo do site http://www.terrasantaviagens.com.br

cavernadejoao

A Gruta Sagrada do Apocalipse é um local de imensa importância para os cristãos no mundo e Patmos, com certeza, mais uma ilha incrível da Grécia.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s