Estive em Berlim pela primeira vez em maio de 2018, por 6 noites e escolhi me hospedar no Hotel Adlon, considerado uma verdadeira instituição na cidade. É um hotel histórico, localizado na Avenida Unter den Linden, ao lado do Portão de Brandemburgo, na Parisier Platz.
Foi construído em 1907 pelo empresário Lorenz Adlon, inaugurado pelo Kaiser Guilherme II e foi um dos mais famosos hotéis da Europa, cenário do filme Grande Hotel, de 1932, com Greta Garbo. Recebeu inúmeras personalidades como Charles Chaplin, Marlene Dietrich, Albert Einsten e o Czar da Rússia, assim como governantes e diplomatas.
Por ser ao lado da Chancelaria e Ministério do Exterior, durante o período nazista, era utilizado para festas e recepções, dada a beleza de seus salões. O preferido de Goebbles e Goering. Durante a 2ª Guerra Mundial continuou funcionando como hotel e também hospital, porém, na noite de 02 de maio de 1945, faltando apenas seis dias para terminar a 2ª Guerra sofreu um incêndio e foi parcialmente destruído. Seu diretor Louis Adlon, filho do proprietário, morto a tiros em 07 de maio de 1945. Dizem que foram os russos.
Foi então fechado. Na década de 1970 serviu como pousada para estudantes e em 1984 foi demolido. Comprado pela cadeia hoteleira Kempinski foi reconstruído e reinaugurado pelo Presidente da Alemanha em 1997.
Reservei pelo site http://www.grandluxuryhotels.com um quarto executivo e no momento do check in recebi um upgrade para uma suíte executiva com 62m2 e vista para o Portão de Brandemburgo.
O Lobby do Hotel Adlon é lindo e final de tarde lota para um aperitivo. Sua Fonte de Elefantes é uma réplica da original.
A cúpula de vitrais em cima da Fonte de Elefantes no Lobby
O hotel é enorme, tem lojas, salões para recepções e casamento, spa e piscina coberta


O quarto, uma suíte executiva com hall, sala, sofá, poltronas, duas TVs!!! (nem foram ligadas, não assisto televisão em viagem) área do quarto separada, mini bar com produtos gratuitos (inclusive alcoólicos), cafeteira para café expresso (também nunca foi ligada, não tomo café) e todos os dias eram colocados docinhos de presente. O atendimento do Adlon é espetacular.
Foto profissional da nossa suíte (é outra vida)

Vista da janela do quarto, toda noite ficava admirando, lindo
O banheiro tinha duas partes, um lavabo na entrada (separado) e área de banho e lavatórios (pias) em outra parte. As duas pias eram separadas, uma do lado esquerdo com produtos femininos e outra do lado direito com produtos masculinos, muito legal
Fui em um dos restaurantes do Hotel e no bar que é junto ao lobby, ambos fantásticos.
Agora o café da manhã do Hotel Adlon foi a coisa mais maravilhosa da minha vida! Já me hospedei em alguns hotéis 5 estrelas, sempre com um café excelente, mas o do Adlon não existe! Eram diversas salas com todos os produtos que se possa imaginar, vários tipos de champanhe, vários tipos de caviar, um Chef para preparar os ovos, panquecas, wafles, etc, uma loucura, e daí eu que ainda não tinha cabeça de blogueira o que fiz? Não fotografei o café!!! Não me conformo! Fica para a próxima rsrsrs. Achava um mico levar o celular e ficar fotografando o café da manhã, mas agora que sou blogueira é diferente, faz parte. Mais uma vez vou me socorrer do site do hotel:

Na área do café, que fica no mezanino do Hotel (área em cima do Lobby) com vista para a Fonte dos Elefantes e próximo a linda cúpula, à tarde, tem o Afternoon Tea, fomos uma tarde e estava ótimo.
O restaurante que fomos jantar uma noite, Quarré, especializado em culinária francesa (comida deliciosa), também não fotografei, só a vista da nossa mesa, o majestoso Portão de Brandemburgo. O restaurante tem também mesas externas, em um terraço na calçada. O Hotel tem mais dois restaurantes, um asiático e um gastronômico.


O Hotel Adlon Kempinski tem um atendimento espetacular e a sua equipe de Concierge resolvem tudo. Bobeei e esqueci de reservar antecipado a visita ao Parlamento Alemão, conversei com o Concierge na véspera e ele conseguiu pra mim uma reserva no restaurante do Parlamento que permite a entrada na Cúpula do Parlamento para a visita, foi o máximo!
O lobby do elevador e suas flores lindas, saudade.
Amei ter me hospedado nesse hotel, a sua localização é perfeita, principalmente para o turista de primeira viagem à Berlim, pois fica muito próximo as principais atrações da cidade. É lindo, bem movimentado, staff super gentil, foram dias maravilhosos na incrível Berlim.