Vale dos Templos – Agrigento – Sicília

Em setembro de 2017 fui para a Sicília pela primeira vez e me apaixonei. Um dos lugares que visitei foi o Vale dos Templos em Agrigento. Fiz um passeio bate e volta partindo de Palermo com a empresa Get Your Guide, de van, em um pequeno grupo.

Acho esses passeios de um dia inteiro muito cansativos, mas não tinha outro jeito, não queria dormir em Agrigento, meu objetivo era só conhecer o Vale dos Templos mesmo.   E ainda teve um bônus! (já vou contar).

cartina_ss_palermo_agrigento_e_sciacca
Foto site: http://www.siculotrip.it

 

Palermo, onde montei base por 4 dias, fica ao norte da Sicília e Agrigento ao sul. Na ida fomos por Sciacca A distância é de 132 Km.  A duração é de aproximadamente 2h. Quer dizer, são 4 horas de deslocamento ida e volta!

Chegamos em Agrigento e fomos conhecer o Museu Arqueológico Regional Pietro Griffo, com um acervo maravilhoso de achados arqueológicos gregos e romanos da região.

IMG_9976

IMG_0012

IMG_9977 (1)

IMG_9993

O nosso motorista era um italiano muito engraçado e simpático, gostou muito da gente e disse que não estava no roteiro, mas queria nos levar para conhecer a Scala dei Turchi em Sciacca, onde depois paramos para o almoço.

Foi esse o bônus! Um lugar incrível, que eu nunca tinha ouvido falar, nem vi em todos os meus estudos sobre a Sicília. A “Escada dos Turcos” é um penhasco de pedra calcária no Mar Mediterrêneo em formato de degraus. O branco é tão branco que chega a doer os olhos. Fica a 13 Km de Agrigento.

IMG_0029

IMG_0063

IMG_0067 (1)

O nome Scala dei Turchi é por causa dos árabes que invadiram a região e que genericamente são chamados de “turcos”. Parece uma escada mesmo.

IMG_0082 (1)

E essa vista para o almoço do restaurante Lido Scala dei Turchi.

IMG_0048.JPG

Depois seguimos para o Vale dos Templos de Agrigento, um parque arqueológico super interessante com exemplares da arquitetura grega.

IMG_9867 (1).JPG
Templo de Juno – 450 a.c.

O Vale dos Templos foi um centro religioso quando Agrigento era a colônia grega de Akragas, há mais de 2.500 anos.

IMG_9950 (1)
Templo de Hércules

Como se não bastasse todo o patrimônio histórico do lugar ainda tem uma vista linda para o mar Mediterrâneo

IMG_9887 (1)

IMG_9893

IMG_9960.JPG
Templo de Zeus

A construção mais impressionante é o Templo da Concórdia, do século V a.c. em excelente estado de conservação.

IMG_9929 (1)

IMG_9909
Templo da Concórdia

Em estilo dórico, o Templo da Concórdia foi transformado em igreja no século VI o que foi a causa da sua conservação.

IMG_9931 (1).JPG

Junto ao templo da Concórdia, uma Oliveira com aproximadamente 500 anos!

IMG_9903

IMG_9901

IMG_9925.JPG

O Vale dos Templos em Agrigento é um lugar incrível que vale a pena colocar no seu roteiro pela Sicília.

 

 

 

 

 

2 comentários em “Vale dos Templos – Agrigento – Sicília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s