Finalmente aconteceu uma viagem internacional!!! Estava muito ansiosa, minha alma de viajante já não aguentava mais. E o país escolhido foi o Egito. Por dois motivos: primeiro porque é um dos poucos países que está aberto para os brasileiros sem exigências absurdas (apenas o teste do Covid). Segundo, porque fazia parte da minha lista de desejos há muito tempo, estava aguardando a abertura do novo Museu Egípcio, que parece será ainda este ano, só que não quis esperar mais.

Confesso que viajar em época de pandemia não é fácil. Existem muitos temores: adiamento ou cancelamento de vôos, pegar o Covid (ainda não fui infectada), fechamento de fronteiras. Tem também a parte burocrática que aumentou, exigência de teste negativo na ida e na volta, preenchimento de formulários de saúde. Enfim, para quem ama viajar tudo se enfrenta e acredito que sempre vale a pena. Desta vez, então, foi como um prêmio por tanta espera, porque a viagem foi MARAVILHOSA, PERFEITA, UM SONHO!!!

O Egito é um país incrível, voltei encantada e com uma vontade enorme de retornar (só penso nisso rsrsrs). É seguro tanto na parte de criminalidade quanto da pandemia. Em relação propriamente ao vírus os índices são baixos, consegui ter uma sensação de segurança e normalidade que há muito tempo não tinha. Os locais visitados, que mostrarei nos próximos posts, são deslumbrantes, de arrepiar mesmo. Para uma apaixonada por história, não conseguia acreditar que estava ali em templos e monumentos que estudei no colégio, nos livros. Poder ver pessoalmente a grandiosidade do Antigo Império Egípcio é um grande um privilégio.

Quanto a agência acho imprescindível contratar uma porque a logística dos passeios é muito complicada para fazer sozinho. Sempre precisa ter o acompanhamento de um guia, então é mais fácil já chegar lá com um suporte profissional que trata do visto (feito no aeroporto na hora da chegada) do check in dos voos e dos hotéis. Já ter todos os ingressos dos monumentos, passeios, enfim, é uma tranquilidade. Como disse tenho muita vontade de voltar e mesmo já conhecendo um pouco do Egito nem penso em ir sozinha, o apoio de uma agência é fundamental.

Para isso pesquisei pela internet e resolvi contratar a Memphis Tours (Trans Travel) http://www.memphistours.com que tem uma reputação excelente (merecida) no TripAdvisor e posso recomendar sem sombra de dúvida. Desde o primeiro contato com a querida Shaimaa Hassan, por email e whatsapp, que fala e escreve um português perfeito senti uma empatia imediata. Em um mês fechamos o roteiro. Com suas dicas preciosas montamos o que chamamos do meu “Egito dos Sonhos” e foi! O serviço prestado pela Memphis foi de excelência, só tenho a agradecer a todos os envolvidos, guias Ahmed e Amro, motorista Mustafá. Os receptivos de Aswan, Luxor e Sharm el Sheik e principalmente ao seu Diretor Executivo Mahmoud Hussein que faz o receptivo do Cairo e mantém contato por todo o tour monitorando a viagem, um profissional espetacular. No final, não me despedi apenas de profissionais sérios e competentes, deixei amigos e foi muito difícil a partida. Os egípcios são muito carinhosos e hospitaleiros e amam os brasileiros.
Detalhe: todos os guias e receptivos falam português.
Já mencionei em outros posts, mas é sempre bom repetir: a gente sai de casa, do nosso país, para um outro país diferente, com outra cultura e costumes, precisa se preparar bem, ter um suporte para dar tudo certo. Viagem é investimento. Sou detalhista e hoje revisando todo o meu tour posso afirmar: não teve defeito, nenhum problema, nada. Foi tudo tão bom que faria exatamente igual. Às vezes, depois que a gente conhece um país acha algo que poderia ter feito melhor ou diferente. Não aconteceu! A Memphis foi perfeita em tudo! Valeu a pena! A expertise da Memphis que cuidou de todos os detalhes foi fundamental para que a viagem fosse assim tão incrível. Um sonho realizado!

O tour foi de 12 dias nesta sequência: 3 dias no Cairo, 4 dias de Cruzeiro Nilo, 3 dias no Cairo, 2 dias em Sharm el Sheikh.
O vôo chegou no Cairo às 2:30h da manhã, pela Turkish Airlines, então precisei de 3 diárias no hotel para conseguir entrar direto no quarto, o que na prática reduz para 2 dias inteiros na cidade. Isso é uma coisa que sempre devemos ter em mente. Os deslocamentos “roubam” dias da nossa viagem, então precisamos aumentar o número de dias para conseguir aproveitar bem as cidades ou atrações.
Quanto aos hotéis resolvi personalizar o meu tour e escolhi os da Rede Four Seasons que eu amo e no Egito são fantásticos com ótimas tarifas.
Na chegada ao Cairo, as primeiras 3 diárias, fiquei no Four Seasons First Residence, que é muito bonito e super bem localizado.



Este hotel fica no distrito de Giza, as margens do Rio Nilo e alguns quartos tem vista para o Rio Nilo ou as pirâmides. O quarto era muito confortável, tamanho e limpeza excelentes.

Uma coisa que eu achei muito legal neste hotel é que ele possui um complexo de restaurantes e bares chamado NILE BOAT. É separado dos prédios principais, fica na parte de trás, atravessando a rua, no Rio Nilo mesmo e tem como opções a XODÓ uma churrascaria brasileira, o NAIRU comida asiática e indiana, o RIVA pizzaria e bar e o ZOE que foi o meu escolhido para a primeira noite. Culinária grega, na parte de cima, com linda vista. Foi ótimo!




Depois de passar 2 dias no Cairo fomos para Luxor de avião pela companhia Egyptair para o Cruzeiro no Rio Nilo de 4 dias. Os cruzeiros começam por Luxor e descem até Aswan ou começam em Aswan e sobem até Luxor, depende do dia da semana que você chega para o tour.
Estava um pouco apreensiva com esta parte do roteiro porque já havia feito um cruzeiro pela Grécia e achei horrível. Só que para conhecer com mais facilidade os templos no sul do Egito o cruzeiro é a maneira mais indicada. E…foi maravilhoso, amei.

O nosso barco era o MS Salacia. Pelas pesquisas vi que não era um barco de luxo, para esse perfil tem outras opções, como Oberoi por exemplo. O que eu gostei neste barco é que originalmente era para 159 pessoas e foi “transformado” para 59. Na prática o que fizeram foi que em cada duas cabines, tiraram a parede de divisão e se tornou uma. Então a nossa cabine tinha a parte do quarto com cama, penteadeira, janela, armário, banheiro e ar condicionado e a parte da sala com sofá, poltrona, mesa de centro, rack, televisão, janela, ar condicionado e outro banheiro. Achei bastante confortável, as janelas são grandes, mesmo sendo lacradas, não dá sensação de claustrofobia, mas a sua decoração é antiga e os banheiros são bem pequenos.


Em razão da pandemia o turismo não está com a sua atividade em 100% então eu calculo que havia uns 30 passageiros.
O staff do barco era sensacional, principalmente o do restaurante. Simpatia e amabilidade, nos sentimos muito bem acolhidos. A gente se sentia em casa, em família. A comida era deliciosa em todas as refeições. E à noite sempre tinha um evento, como jantar temático no deck e show de dança Núbia por exemplo.
O barco possui um deck com bar, lounge, academia, piscina. Várias espreguiçadeiras, mesas e cadeiras garantem que você tenha sempre um lugar para apreciar a vista durante a navegação que é linda demais! Ele navega bem suavemente, diferente do cruzeiro no mar, a gente não sente nada. Não existe possibilidade de enjoo. As margens estão sempre perto o que dá uma sensação agradável também. Conseguimos ver algumas casas, animais das pessoas que moram às margens do Nilo e as crianças abanam para nós.

A sensação de paz e tranquilidade ao navegar pelo Cruzeiro do Rio Nilo é indescritível. E o por do sol o mais lindo do mundo! Sorry Santorini, você perdeu esse posto!

Durante todo o cruzeiro fomos acompanhados pelo guia Amro Salah Tawfek da http://www.memphistours.com, egiptólogo com dois mestrados em hieróglifos, uma honra e privilégio ter um profissional de tão alto nível nos conduzindo nos passeios diurnos. Fim de tarde e à noite ficávamos juntos no deck conversando. Sintonia total com o marido. Outro amigo que fizemos no Egito que foi difícil a despedida.
Quando o cruzeiro terminou a gente não queria ir embora (quanta diferença do mar). Foram quatro dias que a gente não sentiu passar! Se tem algo que eu quero muito repetir pelo menos uma vez mais na vida é o cruzeiro no Rio Nilo. O marido ficou encantado só fala nisso, temos que voltar! Foi maravilhoso, considero imperdível.


Farei posteriormente um post com todos os detalhes da navegação pelo Nilo.

Após o cruzeiro, fomos conhecer os templos de Abu Simbel, no extremo sul do Egito, na fronteira com o Sudão, e retornamos para o Cairo à noite em um voo da Egyptair partindo de Aswan, para mais 3 diárias (dois dias inteiros) agora no outro Hotel Four Seasons da rede na cidade o NILE PLAZA.
Este hotel é sensacional, achei o melhor da viagem, a sua tarifa é mais cara que o First, mas vale a pena, é lindo e completo demais! Fiquei apaixonada, se voltar ao Egito me hospedarei nele novamente.

O Four Seasons Nile Plaza tem um lobby lindo com piano bar e La Gallerie, um espaço com patisserie francesa, chás Dammann e refeições leves. Inclusive aqui é possível tomar o café da manhã. Todo o hotel é decorado com quadros de arte egípcia moderna. Amei!





As opções gastronômicas do Hotel Four Seasons at Nile Plaza são excelentes. Fomos no Bullona o restaurante italiano. Lindo demais, comida deliciosa e atendimento muito gentil.


Outra opção é o restaurante chinês 8. O ambiente é lindo demais! Confesso que não sou muito fã da culinária asiática, mas o prato que escolhemos (camarão com legumes) estava muito bom!



Na parte da piscina tem o restaurante Pool Grill onde almoçamos e o Upper Deck Lounge ótimo lugar para drinks.



Para drinks outra opção é The Bar, ambiente Art Deco com pianista e linda vista do Rio Nilo.



Mais uma opção para refeições é o restaurante Zitouni de culinária egípcia. Fomos para o café da manhã que era servido só na modalidade à la Carte.



Para completar o Hotel Four Seasons at Nile Plaza tem um shopping – Beymen Mall que é fantástico! Várias grifes internacionais, só que o que mais me chamou a atenção foi a curadoria de brands egípcias de alta qualidade com ótimos preços. Roupas, joias (bijouxs), artigos para cama, mesa, banho e objetos de decoração de surtar!



A estada no FS Nile Plaza foi perfeita em todos os sentidos, saudade desse hotel tão especial, com arte por todos os lados.



Depois desta segunda parada no Cairo (que incluiu o Museu Egípcio e um bate e volta a Alexandria) a última parte da nossa viagem foi em Sharm El Sheikh, balneário na Península do Monte Sinai, banhado pelo Mar Vermelho.
Antes de conversar com a agência Memphis Tours eu não conhecia esse balneário, nunca tinha ouvido falar. Foi Shaimaa Hassan que me falou que era imperdível e resolvi aceitar. Ela tinha toda razão, que lugar lindo, incrível. Foi maravilhoso terminar a viagem em um lugar de praia, com tempo para descanso e contemplação da natureza.
Também reservei o Hotel Four Seasons que tem um resort a beira mar lindo demais!





A arquitetura me lembrou o Marrocos, árabe/mourisca. Os jardins eram todos em bouganvílias brancas e rosas com palmeiras. Os quartos são como vilas, parecia uma “casinha”. Sensação de conforto, paz e bem estar.





A praia é privativa do resort com toda a infraestrutura de espreguiçadeiras, toalhas e atendimento de bar para lanches e bebidas. Junto a praia tem um kiosk com inúmeras opções de esportes náuticos.


O melhor deste hotel é que não precisa ir longe para mergulhar. O mar vermelho, na Península do Monte Sinai é um dos melhores lugares do mundo para mergulho. Seus corais tem uma variedade e quantidade imensa. No final do deck já é possível encontrá-los.

A minha intenção neste hotel era relaxar e descansar e como não sou adepta de esportes aquáticos não tive interesse. Também há passeios de quadriciclo no deserto ou para conhecer o Monastério de Santa Catarina (distância de 200 km) local onde Moisés recebeu as Tábuas com os 10 Mandamentos.

Fiz dois passeios enquanto estive no resort, assim como suas opções gastronômicas e noites de pura magia, vou comentar no post sobre Sharm El Sheikh.

A área da piscina é fantástica, com água climatizada e vários lounges que garantem a privacidade.



Caminhar pelo resort é uma delícia, mas para quem não quer descer e subir do hotel para a praia e piscina tem um funicular que é puro charme.


O Hotel Four Seasons Sharm El Sheikh conta com um SPA completo, com váris terapias e tratamentos relaxantes e estéticos. No último dia, para enfrentar a maratona de vôos e aeroportos da volta até a nossa cidade, eu e o marido fizemos uma massagem divina, voltamos refeitos, bom demais! Até porque não é fácil ir embora do paraíso.

O Egito me surpreendeu de várias maneiras e todas muito positivas. Antes de viajar achava que seria bom demais conhecer seus monumentos, mas não esperava muito além disso. Que impressão maravilhosa eu tive desse país incrível. Como eu poderia imaginar que ficaria tão apaixonada?
Só que o mais importante eu ouvi do marido, que me disse: “Foi a melhor viagem da minha vida!” Amei!
Com o Egito chegamos a marca de 24 países, não é muito nesse mundão de Deus que temos para conhecer. Existem lembranças fantásticas de tantos lugares que já passamos, mas alguns tocam mais a alma da gente e o Egito foi assim. Fiquei emocionada muitas vezes, com os lugares e principalmente com as pessoas que lá conheci. Eu voltei, mas o meu coração e o meu espírito ficaram lá!

A melhor viagem é sempre a última e o Egito não fugiu a regra. Foi puro encantamento. Tomara que seja um até breve!
Amei , texto e descrição linda viagem, me fez querer voltar❤️❤️❤️👏🏻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada amigo, quando puder volte sim, é um país fascinante.
CurtirCurtir
Muito bacana. Adorei tudo. Bjs
Enviado do Yahoo Mail no Android
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada amigo! Sua opinião é muito importante para mim
CurtirCurtir