Vila Núbia – Rio Nilo – Aswan

Na última parte do nosso Cruzeiro pelo Rio Nilo, viagem ao Egito em março de 2021, com a agência http://www.memphistours.com fomos conhecer uma “praia” às margens do Rio Nilo e a Vila Núbia localidade situada em Aswan.

O cruzeiro pelo Rio Nilo foi a mais fascinante experiência em uma viagem na minha vida. Foi mágico, lindo e inesquecível. No final do cruzeiro o barco fica ancorado em Assuã, pois a minha rota foi Luxor/Aswan.

No mesmo pier pegamos um barco pequeno para fazer um passeio pelo Rio Nilo até chegar na Vila Nubia. Esse passeio também pode ser feito de feluca, os barcos à vela.

Os barcos são muito charmosos, decorados com panos e bandeiras coloridas, amei!

Pelo caminho

Nas margens do Rio Nilo existem construções como na foto abaixo, do túmulo de Aga Khan III, príncipe e sultão indiano que faleceu em 1957. O mausoléu foi construído pela sua esposa que também está enterrada neste local. Está fechado para o público desde 1997. O seu filho Ali Khan ficou famoso ao casar com a atriz americana Rita Hayworth.

Uma coisa que me chamou a atenção foi a limpeza do Rio Nilo, em alguns pontos é transparente.

E chegamos na “praia”

A água do Rio Nilo é muito gelada! Alguns poucos turistas se aventuram a entrar. Achei que estava assim por ser inverno, mas o guia explicou que a água é fria o ano todo.

Depois de curtir um pouco a “praia”, comprar uns souvenirs (bem bonitos por um preço ótimo – no barco também vende, vale a pena) nos dirigimos a Vila Núbia.

Os Núbios formam um grupo étnico que vivia às margens do Rio Nilo na fronteira com o Sudão e foram obrigados a deixar as suas terras em virtude da inundação provocada pelo Lago Nasser, criado pela Represa de Assuã entre os anos de 1950 e 1960. Passaram a viver então em um local muito distante da sua terra original, longe do Nilo, sem qualquer infraestrutura, fazendo com que vários Núbios fossem procurar emprego e outras condições de vida no Cairo ou Alexandria. Depois conseguiram se estabelecer em alguns locais próximos ao Rio Nilo.

A Vila Núbia que fomos visitar fica próxima a Assuã, às margens do Rio Nilo, chegamos de barco, e no local podemos ver hoje como alguns Núbios vivem, preservando suas tradições e cultura, sendo um dos povos mais antigos do mundo, civilização que remonta a 4.500 anos.

A Vila Núbia é um excelente local para compras, os Núbios são bem tranquilos para negociar, deixam ver as mercadorias com calma e tem ótimos preços. Os principais itens são roupas, temperos e objetos decorativos.

Os pigmentos à venda formam um colorido lindo com os tecidos e todos os outros itens das barracas. Um festa para os olhos!

A principal atração e visitar a casa típica de uma família Núbia, pintada em cores vibrantes e muitos desenhos.

Uma curiosidade sobre os Núbios: seu animal de estimação é o crocodilo!

Com um bebê crocodilo. Não é uma fofura?

Eles são criados assim, dentro de casa.

Os crocodilos são considerados animais sagrados para os Núbios e quando eles morrem são “mumificados” para ficarem preservados.

Na parte de cima das casas, geralmente, os tetos são em cúpulas para arejar melhor e refrescar o ambiente em virtude do escaldante verão egípcio.

Quarto da casa na Vila Núbia
A vista do Rio Nilo

Na Vila Núbia visitamos também um local com apresentações de músicas típicas, onde as pessoas podem dançar e participar.

A Entrada da Casa de Música
Os Núbios tocam música e dançam e chamam as pessoas para se juntas a eles

Na saída tem os “táxis” esperando.

O meio de transporte

Amo Camelos! Acho um animal tão lindo e exótico. É possível fazer passeio de camelo na Vila Núbia, mas estava de vestido e também não tive vontade nesse dia. Fico feliz só de estar assim tão perto deles. Eram bem mansos.

A principal rua da Vila Núbia

E mais casas típicas pelo caminho

No pier da Vila Núbia, na espera para voltar a Aswan, no teto do barco

No caminho de volta, toda a beleza do Rio Nilo ao anoitecer

E aqui finalizou o nosso Cruzeiro pelo Rio Nilo, à noite tivemos um jantar festivo no navio para a despedida. Fiquei triste, não queria que acabasse! Quem poderia imaginar que eu iria gostar tanto de um cruzeiro? É realmente muito especial.

Última noite no navio, com amigos italianos, todos com roupas egípcias, durante o jantar de despedida no cruzeiro

No outro dia, acordamos às 3 horas da manhã e às 4: 30h partimos para conhecer os templos de Abu Simbel, assunto para o próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s