No último dia do cruzeiro a primeira parada foi em Creta, na sua capital Heraklion. Comprei um passeio guiado no navio para visitar o Palácio de Knossos e depois o centro da ilha.
Creta é gigante. É a maior e mais populosa ilha grega. Fica ao sul do Mar Egeu, tem 8.336 Km2 e 700.000 habitantes. Berço da civilização minóica que teve seu auge em 2.000 a.c.
Heraklion é a 5ª maior cidade da Grécia, foi fundada em 824 d.c. por árabes muçulmanos chamados Sarracenos. Já pertenceu ao Império Bizantino (961) aos Venezianos (1.204) e a Grécia desde 1.913.
No porto de Heraklion
Do porto seguimos de ônibus para o Palácio de Knossos, que fica a aproximadamente 10 Km de distância e era o centro político da Civilização Minóica.
A atração desse lugar se deve a lenda do Minotauro. Segundo a Mitologia Grega, Minos pediu ao deus Poseidon que o fizesse rei, em troca deveria oferecer em sacrifício um lindo touro branco, porém Minos achou o animal tão fantástico que o escondeu e ofereceu outro touro em sacrifício tentando enganar o deus dos mares, que descobriu, ficou furioso e fez a mulher de Minos se apaixonar pelo touro e engravidar dele nascendo um filho, a criatura metade homem, metade touro, chamada Minotauro.
Minos então pediu para Dédalos que construísse um labirinto no subsolo do palácio para prender Minotauro. Lá preso no labirinto, era lhe oferecido todos os anos sete rapazes e sete moças em sacrifício até que Teseu o matou, com a ajuda da irmã do Minotauro, que deu um novelo de lã para que ele conseguisse fugir do labirinto após matar a criatura que tinha cabeça e cauda de touro em corpo de homem.
O palácio foi construído em 1.900 a.c. e destruído totalmente em um terremoto. Foi reconstruído em 1.700 a.c. Era enorme, possuía 5 andares, 1.300 ambientes, era uma mini cidade e as suas paredes eram ricamente decoradas.
Achei que não valeu a pena fazer esse passeio, foi o único que eu não gostei, se a pessoa está hospedada em Heraklion e vai ficar alguns dias tudo bem, mas como eu tinha poucas horas para visitar a cidade, perdi um tempo precioso aqui.
Os afrescos são réplicas, os originais estão no Museu Arqueológico que visitei depois e são fantásticos
Após as ruínas fomos para o centro de Heraklion, nesse momento nos afastamos da excursão e fomos sozinhos para o Museu Arqueológico que é incrível, amei! O museu funciona todos os dias das 8:00 às 20:00 horas. Tem um grande acervo do Palácio de Knossos e da Civilização Minóica, com peças que datam de 2.500 a.c.
Com os afrescos originais do Palácio de Knossos, lindos demais! Incrível como as cores permaneceram tão vivas durante todo esse tempo.
Uma peça valiosa do acervo do museu é o Disco de Festos. De argila com 16 cm de diâmetro era do Palácio de Festos e possui 45 sinais diferentes numa única linha que começa da extremidade e termina no centro, em escrita minóica, sendo decifrado recentemente cujos pesquisadores relatam ser uma oração à deusa mãe minóica.
Depois do museu fomos conhecer a Rua 25 de Agosto (25is Avgoustou) principal rua do centro de Heraklion, para pedestres, com muitas lojas e restaurantes e no seu final temos a praça principal da cidade com a Fonte Morozini, com 400 anos, é a Fonte dos Leões.
Por fim fomos na Igreja Agios Titos com lindos afrescos e o crânio de São Tito, sua mais importante relíquia sagrada.
São Tito que não era judeu, foi um grande companheiro de São Paulo, considerado um dos setenta discípulos que deram início a evangelização no Oriente Médio e no Império Romano. Foi ordenado bispo e morreu em 107 d.c.
Passeando pelo centro de Heraklion pude apreciar (rapidamente) a sua linda arquitetura
Venezia Loggia, de 1626 o prédio que é sede da Prefeitura
Heraklion é uma cidade linda, imperdível, que eu adorei conhecer. Necessário ficar aqui pelo menos duas noites para visitar suas atrações.
Ola, que legal esse post.
Também faremos um cruzeiro com uma parada em Heraklion. Quantas horas vc sugere que sejam suficientes para conhecer o lugar?
CurtirCurtir
Heraklion para conhecer o básico do centro meio período é suficiente, mas como fomos no palácio de Knossos ficou muito corrido. Se eu fosse voltar não iria ao palácio, para mim não valeu a pena, perdi um tempo precioso, porque o barco não ficou o dia inteiro.
CurtirCurtir