Heraklion – Creta

No último dia do cruzeiro a primeira parada foi em Creta, na sua capital Heraklion. Comprei um passeio guiado no navio para visitar o Palácio de Knossos e depois o centro da ilha.

Creta é gigante. É a maior e mais populosa ilha grega. Fica ao sul do Mar Egeu, tem 8.336 Km2 e 700.000 habitantes. Berço da civilização minóica que teve seu auge em 2.000 a.c.

Heraklion é a 5ª maior cidade da Grécia, foi fundada em 824 d.c. por árabes muçulmanos chamados Sarracenos. Já pertenceu ao Império Bizantino (961) aos Venezianos (1.204) e a Grécia desde 1.913.

No porto de Heraklion

IMG_8067.JPG

Do porto seguimos de ônibus para o Palácio de Knossos, que fica a aproximadamente 10 Km de distância e era o centro político da Civilização Minóica.

A atração desse lugar se deve a lenda do Minotauro. Segundo a Mitologia Grega, Minos pediu ao deus Poseidon que o fizesse rei, em troca deveria oferecer em sacrifício um lindo touro branco, porém Minos achou o animal tão fantástico que o escondeu e ofereceu outro touro em sacrifício tentando enganar o deus dos mares, que descobriu, ficou furioso e fez a mulher de Minos se apaixonar pelo touro e engravidar dele nascendo um filho, a criatura metade homem, metade touro, chamada Minotauro.

Minos então pediu para Dédalos que construísse um labirinto no subsolo do palácio para prender Minotauro. Lá preso no labirinto, era lhe oferecido todos os anos sete rapazes e sete moças em sacrifício até que Teseu o matou, com a ajuda da irmã do Minotauro, que deu um novelo de lã para que ele conseguisse fugir do labirinto após matar a criatura que tinha cabeça e cauda de touro em corpo de homem.

IMG_7985.JPG

O palácio foi construído em 1.900 a.c. e destruído totalmente em um terremoto. Foi reconstruído em 1.700 a.c. Era enorme, possuía 5 andares, 1.300 ambientes, era uma mini cidade e as suas paredes eram ricamente decoradas.

IMG_7964.JPG

IMG_7993.JPG

Achei que não valeu a pena fazer esse passeio, foi o único que eu não gostei, se a pessoa está hospedada em Heraklion e vai ficar alguns dias tudo bem, mas como eu tinha poucas horas para visitar a cidade, perdi um tempo precioso aqui.

IMG_7977.JPG

Os afrescos são réplicas, os originais estão no Museu Arqueológico que visitei depois e são fantásticos

IMG_7956.JPG

IMG_7971.JPG

Após as ruínas fomos para o centro de Heraklion, nesse momento nos afastamos da excursão e fomos sozinhos para o Museu Arqueológico que é incrível, amei! O museu funciona todos os dias das 8:00 às 20:00 horas. Tem um grande acervo do Palácio de Knossos e da Civilização Minóica, com peças que datam de 2.500 a.c.

IMG_8007

IMG_8016

IMG_8014

IMG_8037

IMG_8032

IMG_8027.JPG

Com os afrescos originais do Palácio de Knossos, lindos demais! Incrível como as cores permaneceram tão vivas durante todo esse tempo.

IMG_8022.JPG

Uma peça valiosa do acervo do museu é o Disco de Festos.  De argila com 16 cm de diâmetro era do Palácio de Festos e possui 45 sinais diferentes numa única linha que começa da extremidade e termina no centro, em escrita minóica, sendo decifrado recentemente cujos pesquisadores relatam ser uma oração à deusa mãe minóica.

IMG_8039.JPG

Depois do museu fomos conhecer a Rua 25 de Agosto (25is Avgoustou) principal rua do centro de Heraklion, para pedestres, com muitas lojas e restaurantes e no seu final temos a praça principal da cidade com a Fonte Morozini, com 400 anos, é a Fonte dos Leões.

IMG_8061.JPG

Por fim fomos na Igreja Agios Titos com lindos afrescos e o crânio de São Tito, sua mais importante relíquia sagrada.

IMG_8042

IMG_8043

IMG_8048

São Tito que não era judeu,  foi um grande companheiro de São Paulo, considerado um dos setenta discípulos que deram início a evangelização no Oriente Médio e no Império Romano. Foi ordenado bispo e morreu em 107 d.c.

IMG_8054

IMG_8055

Passeando pelo centro de Heraklion pude apreciar (rapidamente) a sua linda arquitetura

IMG_8040

Venezia Loggia, de 1626 o prédio que é sede da Prefeitura

IMG_8056

Heraklion é uma cidade linda, imperdível, que eu adorei conhecer. Necessário ficar aqui pelo menos duas noites para visitar suas atrações.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s