Férias em Agosto

Quando estava planejando a viagem Grécia e Turquia, o projeto inicial era ir em setembro, mês que faço aniversário de casamento, mas os preços das passagens estavam absurdos (viajo em classe executiva que tem muita diferença de tarifa) e encontrei uma boa oferta pela TAM de um voo direto para Roma. Como para ir à Grécia geralmente se faz escala/conexão em alguma capital da Europa achei perfeito, porque depois ficaria duas noites em Roma, no final da viagem, para matar a saudade da cidade que hoje é a número 1 no mundo para mim. Outro ponto a favor era que Agosto é o mês de aniversário do marido e comemorar na Grécia não seria nada mal, não é mesmo?

IMG_5652
Oia – Santorini – Grécia

Mas (tem sempre um mas), depois de fechar a passagem fiquei apreensiva porque tinham alguns pontos desfavoráveis, segundo as minhas pesquisas. Gente demais, caro demais, calor demais. Então vamos por partes.

Gente demais: Cada um tem o seu perfil, eu prefiro conhecer uma cidade com gente, local vazio me deprime, acho no mínimo esquisito. Claro que ninguém gosta de filas quilométricas nas atrações, restaurantes lotados e sem lugar, só que para tudo isso tem jeito. Guias pula fila e compra de ingresso antecipado (quando é possível) você não passa por isso. Fiz e não passei.

IMG_8579.JPG
Fila quilométrica na Hagia Sofia – com a guia Gonca entrei direto

 

Sempre faço reserva para ir a restaurantes (pelo hotel, internet ou aplicativos do celular) então querer comer em algum lugar e não conseguir não faz parte da minha vida de turista. E nas ilhas Gregas, primeiro Santorini onde me hospedei, não achei lotada. O meu hotel estava completo e a piscina estava sempre vazia, quer dizer, não precisei “disputar” lugar nas espreguiçadeiras ou na água com ninguém. Pelas ruas bastante gente passeando, o que é normal, alta temporada, nada que atrapalhasse. Só no final do passeio de barco no sunset que deu um “congestionamento” e levamos 45 minutos para voltar para o hotel, também não é nenhum fim do mundo.

IMG_6130
Hotel Andronis Luxury Suítes – Oia – Santorini – Grécia

E em Myconos embora tenha ficado pouco tempo, percebi que bom mesmo é na alta temporada. Li o relato de quem foi em Myconos em setembro e disse que as baladas já estavam bem “caídas”, quer dizer, quem vai para lá não é para fazer “retiro”, tem outras ilhas para isso.

Nas outras ilhas, principalmente nos sítios arqueológicos, não tinha muita gente, aliás, bem menos do que muitas fotos que vi na internet de pessoas que foram fora da alta temporada.

IMG_7453.JPG
Biblioteca de Celso – Éfeso – Turquia

Mesmo com tanta gente, milhares de turistas, a Grécia é um país muito seguro, de baixíssima criminalidade, a gente não precisa se preocupar com isso. Andei em Atenas em ruas que só tinham a iluminação das casas, sem problema algum.

Por fim, no quesito Gente Demais só vi problema em Istambul para se locomover de carro/táxi por causa dos engarrafamentos, mas segundo a guia Gonca, Istambul é sempre assim, não importa o mês, então não fez diferença ter ido em AGOSTO. Concluindo não fez diferença para pior a relação alta temporada/gente demais. E a sensação de cidade cheia, animada, vibrante, alto astral, com festa e vida me agrada muito!!

Muita gente? Sozinhos nos monumentos!

IMG_6802.JPG
Partenon – Acrópole – Atenas

Caro demais: Realmente esse quesito pode ser impeditivo para muita gente, mas eu faço a seguinte relação. Vou sair da minha cidade, do meu país,  é distante, cansativo, outra cultura, não é habitual, não viajo todo mês (infelizmente). Então é algo que tem que ser planejado, sonhado, é a realização de um desejo para um lugar especial e várias coisas tem que ser conjugadas para que uma viagem seja boa, que deixe boas memórias. Ir para um cidade na baixa temporada muitas vezes significa clima ruim (época de chuvas por exemplo), locais fechados,  baixo astral, e a Grécia, especificamente, vive da sazonalidade.

Com exceção de Atenas que a meu ver pode ser visitada o ano todo, as ilhas morrem no inverno, então ir para Santorini ou Mykonos entre outubro e abril é roubada, jogar dinheiro fora e o barato sai caro. A alternativa é ir entre maio, junho ou setembro. Mas esse ano, por exemplo, só o mês de setembro teve com clima bom, garantia de tempo ensolarado e sem chuvas e ainda com todo o astral e vida que as ilhas tem, de certeza, só em julho e agosto, então tem que pagar a mais por isso. As ilhas estão cheias, todo mundo quer ir para lá, lei da oferta e da procura, os preços sobem. E não é só de europeus em férias que as ilhas estão cheias. Muitos americanos e asiáticos também vão, por que? Porque é a melhor época mesmo. Quer conhecer a Grécia com todo o seu esplendor, no auge, vá em julho ou agosto, o resto é conversa fiada, pague por isso e realmente vai curtir tudo o que tem de melhor!

Caprice bar em Mykonos, bar/balada que eu ameiIMG_7270

IMG_7253

Calor demais: O clima em Agosto na Grécia estava maravilhoso, perfeito, calor durante o dia, peguei na faixa dos 30 graus (nenhum absurdo para quem vive no Brasil) e fresco à noite (em torno de 23 graus). Peguei um dia de calor forte em Atenas, quando cheguei, daquele que parece uma estufa, uma panela de pressão. Nos outros dias tinha vento, andava o dia inteiro sem problema, pode ser que tive sorte, mas foi o que eu passei. Na viagem inteira dormi apenas três noites com ar condicionado, nas outras não precisou. A pessoa pode até dizer, ah Cristina você é friorenta, mas e o marido? Ele é encalorado, podia dizer, tem que ligar esse ar!!!! Não precisou, de verdade!   Nas ilhas, especialmente, tem vento, a sensação térmica é diferente, durante o dia é calor e a noite refresca.

O céu estava a coisa mais linda desse mundo, todos os dias um azul de cinema, só um dia em Istambul ficou algumas horas nublado, depois limpou, não deu uma gota de chuva em 15 dias, uma benção. As fotos ficaram lindas com esse céu azul lindo, limpo, sem nuvens, parecem uma pintura.

IMG_6282.JPG
Atenas – Grécia
IMG_5668.JPG
Oia – Santorini – Grécia

No quesito clima/temperatura para quem vai para a Grécia a época é perfeita. Tem outro detalhe importante. Agosto é o mês que o mar está mais quente, é o auge da sua temperatura, depois começa a baixar. Quem vai para a Grécia quer entrar no mar, aproveitar suas praias, mergulhar no passeio de barco. Eu já achei a água do mar fria em Santorini em agosto, calcula em outra época?

IMG_5770.JPG

Já em Istambul durante o dia estava muito quente, como é passeio em cidade recomendo ir em outro mês. Mas, novamente, não foi nenhum absurdo, calor na faixa dos 30 graus também, menos do que eu esperava. Já peguei 45 graus em Verona em junho de 2017, quase morri. Depois não sou feita de manteiga, calor de 30 graus é bem suportável. Roupas leves, um chapéu e água está tudo bem!

Roupa que usei uma noite em Santorini, caftan longo, de mangas compridas, de algodão, marido de calça comprida e camisa de manga comprida de linho, não passamos calor.

IMG_6085.JPG

IMG_6080.JPG

Primeiro dia em Atenas, o dia mais quente, passei calor porque estava de calça

IMG_6216.JPG

Marido com o garçom super simpático do restaurante Adrianou em Atenas (Plaka) bermuda e camisa leve, disse que não passou calor.

IMG_6248.JPG

Roupas que usei à noite em Istambul, vestidos de crepe e seda longos. Não passei calor.

IMG_8238.JPG

 

IMG_9062

Delícia passear à noite, a pé, em Atenas, só com um vestido sem precisar de casaco, echarpe, etc.

IMG_6884.JPG

Ruínas de Éfeso, vestido leve, chapéu e tênis por causa da areia e pedras, calor sem sacrifício.

IMG_7398.JPG

Túnica longa de crepe em Mykonos, tinha tanto vento que à noite senti frio, dá pra acreditar?

IMG_7208.JPG

Conclusão: AMEI ter ido em Agosto para a Grécia, conjugando todos os fatores achei um mês perfeito, pretendo voltar e com certeza será em AGOSTO, pois quero me hospedar em Mykonos e aproveitar a ilha no seu auge, matar a saudade de Atenas e Santorini que fiquei apaixonada e incluir uma nova ilha no roteiro, tomara que de certo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s