Istambul – parte II

Continuando o relato sobre a minha viagem para Istambul, o primeiro você lê aqui Istambul – parte I , fiz um passeio/cruzeiro pelo  Estreito de Bósforo. Como falei fiquei hospedada no Hotel Four Seasons Sultanahmet e perguntei para o concierge sobre o cruzeiro e ele me explicou que tem duas maneiras. Cruzeiro privativo: um barco lindo e maravilhoso só para você com duração de duas horas e o Barco Público que sai de um pier várias vezes por dia com duração de uma hora e meia.

Não sei o custo do privativo pelo hotel, não perguntei. Escolhi o barco público. Fui a pé em direção ao pier Eminölü, levou uns 30 minutos, costeando o Bósforo passei pela Ponte Galata e entrei em uma passagem subterrânea (uma galeria cheia de lojas) na saída tem uma cabine escrita TURYOL, comprei os tíquetes (custou 6 euros) e fomos para o barco. É tipo um ferry boat, na parte de baixo, fechada, tem uma lanchonete, bancos acolchoados e mesas e é mais confortável, mas a vista não é tão boa e na parte de cima mais aberta com bancos de madeira, sem mesas, com vista mais livre.

Fui para a parte de cima, o barco saiu às 17h, lotado. Tem vendedores de sucos, lanches e chás. Na ida, me sentei com vista para o lado europeu.

IMG_8845
Saindo do pier
IMG_8859
Mesquita Ahi Çelebi
IMG_8867.JPG
Palácio Dolmahbaçe
IMG_8873.JPG
Hotel Çiragan Palace

Hotel Four Seasons Bosforus onde jantei na última noite

IMG_8872.JPG
Hotel Four Seasons Bosforus onde jantei na última noite
IMG_8883.JPG
Mesquita Atik Mustafa Pasa
IMG_8891.JPG
Castelo de Rumeli

Cabeceira da Ponte Golden Horn do lado europeu. Aqui o barco começa a fazer a volta

IMG_8896.JPG

IMG_8901.JPG
Cabeceira da Ponte Golden Horn – Lado Asiático

IMG_8905.JPG

IMG_8907

IMG_8910

No final de tarde a luz vai ficando dourada, lindo demais! Agora sentei no fundo do barco para ter uma visão completa do Estreito de Bósforo

IMG_8913

O cruzeiro pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara foi o passeio que eu mais gostei em Istambul, a vista dele é linda demais, considero imperdível!

IMG_8914.JPG

Saindo do Pier de Eminolu, atravessando a rua, bem ao lado do restaurante Hamdi, se encontra o Bazar das Especiarias. Também conhecido como Bazar Egípcio é simplesmente incrível e outro lugar que considero imperdível em Istambul, porque é o retrato da cultura turca, por onde quer que se ande na cidade as especiarias estão presentes.

IMG_8973

E dentro, lindo!

IMG_8981.JPG

Marido que também é cozinheiro aqui pirou

IMG_8985.JPG

Todos os tipos de Especiarias, temperos para todos os tipos de comida

IMG_9016.JPG

Todos os tipos de chás, comprei pra mim, amo!

IMG_9003.JPG

Aqui é mais tranquilo para fazer compras, do lado de fora tem lojas de todos os tipos. Os vendedores são muito simpáticos e não tem tanta insistência em negociar.

IMG_9004.JPG

IMG_9006.JPG

IMG_9013.JPG

Tem até sanguessuga para vender!

Outra tradição turca é o banho “Hamam” e existem vários locais em Istambul para ir. Escolhi o AYASOYA HURREM SULTAN que fica na esquina do Hotel Four Seasons, em Sultanahmet.

Conhecido como Banhos de Roxelana, porque foi construído para a mulher do Sultão Suleiman o Magnífico, em 1556, onde ficavam os banhos públicos de Zeus, em 532 d.c. Faz parte do complexo da Hagia Sofia e tem um restaurante no seu pátio em frente.

IMG_8206.JPG

Dá para reservar pelo site http://www.ayasofyahamami.com mas agendei no local para o mesmo dia. Tem diversos pacotes, banhos com massagens ou só massagens. Escolhi o pacote de banho com massagem na cabeça e pescoço ao custo de 80 euros e duração de 45 minutos. O local do banho das mulheres é separado dos homens, então deixei o marido na parte da frente e fui para os fundos, na ala feminina.

A sala de recepção e onde depois se toma o chá é bem bonita. Nessa sala também estão as cabines para troca de roupa e para massagem sem banho.

IMG_9057.JPG

A gente troca de roupa, se enrola em uma toalha, coloca chinelos descartáveis e fica sentada esperando e logo em seguida vem uma funcionária que te pega pela mão e leva para a sala de banho. Todo o tempo que precisa se deslocar de uma sala para a outra tem que ser de mãos dadas com ela. A sala de banho é maravilhosa, linda, toda de mármore branco, com torneiras douradas (ou de ouro não sei), no centro uma parte mais alta de mármore em mosaico preto e caramelo, o teto é uma cúpula com furos onde passa a luz do sol, é mágico, parece um palácio. Fiquei encantada.

Não levei o celular para o banho,  pois é um momento para relaxar e acho que nem pode fotografar lá dentro, as áreas são bem molhadas também, então as fotos abaixo são da internet.

Ayasofya-Hurrem-Hamami-Rinsing-Sink 4
Foto 1 do site http://www.zanahs.com
Ayasofya-Hurrem-Hamami-Bathing-Stations 3
Foto 2 do site: http://www.zanahs.com
Ayasofya-Hurrem-Hamami-Main-Bathing-Area (1)
Foto 3 do site http://www.zanahs.com
Ayasofya-Hurrem-Hamami-Ceiling 2
Foto 4 do site http://www.zanahs.com

A primeira sala de banho é quente (Foto 1), parece uma sauna, Ayse (quem me atendeu) me colocou sentada, deu uma tigela dourada e disse em inglês que eu tinha 15 minutos para ficar me molhando, era muito bom. Depois me levou para outra sala (Foto 2) e começou a esfoliação com uma luva, eu fiquei um pouco sentada, um pouco em pé. Não gostei, quase arrancou o meu couro/pele fora, hahaha! Em seguida fomos para a sala principal de mármore em mosaico (Foto 3), fiquei deitada (o mármore é quente) e ela pegou uma toalha bem fininha mergulhou em um balde e depois ficou balançando de uma lado para o outro. A toalha inflou e então ela espremeu a toalha em cima de mim e saiu uma quantidade enorme de espuma, a espuma mais macia e cheirosa que eu já vi na vida, muito legal. Com essa espuma ela massageou o meu corpo inteiro e no final a cabeça e o pescoço. Olhando para o teto lindo (Foto 4), relaxante, foi um sonho! Depois de quase 15 dias de viagem, morta de cansada, toda dolorida, eu nasci de novo! Por fim, Ayse me levou para outra sala, mais fria, me deu um banho para tirar a espuma e ficou alternando água quente e fria. Daí abriu a minha calcinha (descartável) jogou uma tigela de água gelada “lá” e disse: “Good Morning!” e caiu na gargalhada, dá para acreditar? Quase morri! O kit de banho entregue no final.

IMG_9157

O ritual durou 45 minutos. O marido fechou o mesmo pacote e o dele durou uma hora e meia! Bem mais caprichado, em homem lá tudo é diferente! Eu amei a experiência, muito diferente, o local é lindo, o banho é relaxante, vale muito a pena.

Istambul é uma cidade única, parte na Europa, parte na Ásia, sua arquitetura linda, a presença imponente da suas mesquitas com seus minaretes, o chamado para a oração é mágico e à noite a cidade se torna ainda mais linda. Fui a vários restaurantes lá e no primeiro dia estranhei bastante, a comida é muito condimentada, com muita pimenta, depois fui acostumando. Comi de tudo, carne de boi, camarão, peixe, mas o que eu mais gostei foi o cordeiro, era maravilhoso, preparado em uma tigela de barro, de forno, em pedaços macios, com cebola, tomate, queijo e batata em palito em cima, uma delícia!

Primeira noite Restaurante Seven Hills, em frente ao Hotel Four Seasons Sultanahmet, comi camarão e estava muito apimentado, não gostei. Um terraço no quarto andar. Vista da minha mesa para a Mesquita Azul

IMG_8264

Do outro lado do terraço, vista para a Hagia Sofia

IMG_8271

O almoço com a guia Gonga Kaya foi no restaurante Nusr-et no Grand Bazar. O turco do sal como é conhecido o dono, celebridade das redes sociais, com restaurantes em várias partes do mundo (fui em NY), especializado em carnes, é maravilhoso.

IMG_8624

Panoramic Restaurant, um terraço no rooftop do Hotel Adamar em Sultanahmet. Na foto abaixo rua próxima ao restaurante.

IMG_8680

Jantamos uma noite no nosso Hotel Four Seasons Sultanahmet, uma mesa ao ar livre no jardim do pátio interno, lindo, e foi a melhor comida de Istambul. A burrata de entrada era ótima e o steak maravilhoso.

IMG_8953

IMG_8969

Depois fomos para o bar no rooftop com DJ e vista para a Hagia Sofia, drinques ótimos

IMG_8952

Lua cheia em Istambul, um sonho!

IMG_8949

Almoço no Palatium Restaurant, em Sultanahmet, ambiente bem cool

Amei e o cordeiro era maravilhoso! O garçom fez uma flor com o guardanapo de papel e me deu, bem bonitinha!

No calçadão Istikal Caddesi, em Beyoglu, tem algumas galerias bem bonitas e almoçamos lá um dia, um cordeiro maravilhoso também, foi ótimo.

IMG_8815

Ganhamos frutas de sobremesa (minha vó dizia que melancia com vinho tinto mata!)

IMG_8816

Na última noite jantamos no restaurante Aqua, no Hotel Four Seasons Bosforus. O Hotel é lindo, um antigo palácio otomano de frente para o Bósforo, comida boa, ambiente fantástico, foi incrível!

IMG_9062

IMG_9069

IMG_9093

Tem piras de fogo entre as mesas, à noite é muito lindo!

IMG_9088

Comemos peixe, estava muito bom, a sobremesa tiramisu, à moda do chef, lindo e delicioso

IMG_9097

IMG_9101

Nos despedimos com chave de ouro em Istambul aqui, no outro dia fomos para Roma.

IMG_9119

O nosso hotel era muito próximo da Mesquita Azul, cinco vezes por dia, pelo alto falante, acontece o chamado para a oração. Um dia acordei cedo e fui para a sacada do quarto filmar o primeiro chamado do dia. Eram 5 horas da manhã. É lindo, parece um canto.

Por fim, uma coisa que eu gostei em Istambul é a maneira como eles tratam os animais, tem muitos pelas ruas, mas todos são castrados, chipados, as pessoas alimentam eles, estão sempre pelas lojas, entram em qualquer lugar, são muito bem cuidados. As pessoas passam fazem carinho, brincam, são muito mansos.

IMG_8822.JPG

 

Admiração por um povo que trata tão bem os animais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s