Continuando o relato sobre a minha viagem para Istambul, o primeiro você lê aqui Istambul – parte I , fiz um passeio/cruzeiro pelo Estreito de Bósforo. Como falei fiquei hospedada no Hotel Four Seasons Sultanahmet e perguntei para o concierge sobre o cruzeiro e ele me explicou que tem duas maneiras. Cruzeiro privativo: um barco lindo e maravilhoso só para você com duração de duas horas e o Barco Público que sai de um pier várias vezes por dia com duração de uma hora e meia.
Não sei o custo do privativo pelo hotel, não perguntei. Escolhi o barco público. Fui a pé em direção ao pier Eminölü, levou uns 30 minutos, costeando o Bósforo passei pela Ponte Galata e entrei em uma passagem subterrânea (uma galeria cheia de lojas) na saída tem uma cabine escrita TURYOL, comprei os tíquetes (custou 6 euros) e fomos para o barco. É tipo um ferry boat, na parte de baixo, fechada, tem uma lanchonete, bancos acolchoados e mesas e é mais confortável, mas a vista não é tão boa e na parte de cima mais aberta com bancos de madeira, sem mesas, com vista mais livre.
Fui para a parte de cima, o barco saiu às 17h, lotado. Tem vendedores de sucos, lanches e chás. Na ida, me sentei com vista para o lado europeu.




Hotel Four Seasons Bosforus onde jantei na última noite



Cabeceira da Ponte Golden Horn do lado europeu. Aqui o barco começa a fazer a volta

No final de tarde a luz vai ficando dourada, lindo demais! Agora sentei no fundo do barco para ter uma visão completa do Estreito de Bósforo
O cruzeiro pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara foi o passeio que eu mais gostei em Istambul, a vista dele é linda demais, considero imperdível!
Saindo do Pier de Eminolu, atravessando a rua, bem ao lado do restaurante Hamdi, se encontra o Bazar das Especiarias. Também conhecido como Bazar Egípcio é simplesmente incrível e outro lugar que considero imperdível em Istambul, porque é o retrato da cultura turca, por onde quer que se ande na cidade as especiarias estão presentes.
E dentro, lindo!
Marido que também é cozinheiro aqui pirou
Todos os tipos de Especiarias, temperos para todos os tipos de comida
Todos os tipos de chás, comprei pra mim, amo!
Aqui é mais tranquilo para fazer compras, do lado de fora tem lojas de todos os tipos. Os vendedores são muito simpáticos e não tem tanta insistência em negociar.
Tem até sanguessuga para vender!
Outra tradição turca é o banho “Hamam” e existem vários locais em Istambul para ir. Escolhi o AYASOYA HURREM SULTAN que fica na esquina do Hotel Four Seasons, em Sultanahmet.
Conhecido como Banhos de Roxelana, porque foi construído para a mulher do Sultão Suleiman o Magnífico, em 1556, onde ficavam os banhos públicos de Zeus, em 532 d.c. Faz parte do complexo da Hagia Sofia e tem um restaurante no seu pátio em frente.
Dá para reservar pelo site http://www.ayasofyahamami.com mas agendei no local para o mesmo dia. Tem diversos pacotes, banhos com massagens ou só massagens. Escolhi o pacote de banho com massagem na cabeça e pescoço ao custo de 80 euros e duração de 45 minutos. O local do banho das mulheres é separado dos homens, então deixei o marido na parte da frente e fui para os fundos, na ala feminina.
A sala de recepção e onde depois se toma o chá é bem bonita. Nessa sala também estão as cabines para troca de roupa e para massagem sem banho.
A gente troca de roupa, se enrola em uma toalha, coloca chinelos descartáveis e fica sentada esperando e logo em seguida vem uma funcionária que te pega pela mão e leva para a sala de banho. Todo o tempo que precisa se deslocar de uma sala para a outra tem que ser de mãos dadas com ela. A sala de banho é maravilhosa, linda, toda de mármore branco, com torneiras douradas (ou de ouro não sei), no centro uma parte mais alta de mármore em mosaico preto e caramelo, o teto é uma cúpula com furos onde passa a luz do sol, é mágico, parece um palácio. Fiquei encantada.
Não levei o celular para o banho, pois é um momento para relaxar e acho que nem pode fotografar lá dentro, as áreas são bem molhadas também, então as fotos abaixo são da internet.




A primeira sala de banho é quente (Foto 1), parece uma sauna, Ayse (quem me atendeu) me colocou sentada, deu uma tigela dourada e disse em inglês que eu tinha 15 minutos para ficar me molhando, era muito bom. Depois me levou para outra sala (Foto 2) e começou a esfoliação com uma luva, eu fiquei um pouco sentada, um pouco em pé. Não gostei, quase arrancou o meu couro/pele fora, hahaha! Em seguida fomos para a sala principal de mármore em mosaico (Foto 3), fiquei deitada (o mármore é quente) e ela pegou uma toalha bem fininha mergulhou em um balde e depois ficou balançando de uma lado para o outro. A toalha inflou e então ela espremeu a toalha em cima de mim e saiu uma quantidade enorme de espuma, a espuma mais macia e cheirosa que eu já vi na vida, muito legal. Com essa espuma ela massageou o meu corpo inteiro e no final a cabeça e o pescoço. Olhando para o teto lindo (Foto 4), relaxante, foi um sonho! Depois de quase 15 dias de viagem, morta de cansada, toda dolorida, eu nasci de novo! Por fim, Ayse me levou para outra sala, mais fria, me deu um banho para tirar a espuma e ficou alternando água quente e fria. Daí abriu a minha calcinha (descartável) jogou uma tigela de água gelada “lá” e disse: “Good Morning!” e caiu na gargalhada, dá para acreditar? Quase morri! O kit de banho entregue no final.
O ritual durou 45 minutos. O marido fechou o mesmo pacote e o dele durou uma hora e meia! Bem mais caprichado, em homem lá tudo é diferente! Eu amei a experiência, muito diferente, o local é lindo, o banho é relaxante, vale muito a pena.
Istambul é uma cidade única, parte na Europa, parte na Ásia, sua arquitetura linda, a presença imponente da suas mesquitas com seus minaretes, o chamado para a oração é mágico e à noite a cidade se torna ainda mais linda. Fui a vários restaurantes lá e no primeiro dia estranhei bastante, a comida é muito condimentada, com muita pimenta, depois fui acostumando. Comi de tudo, carne de boi, camarão, peixe, mas o que eu mais gostei foi o cordeiro, era maravilhoso, preparado em uma tigela de barro, de forno, em pedaços macios, com cebola, tomate, queijo e batata em palito em cima, uma delícia!
Primeira noite Restaurante Seven Hills, em frente ao Hotel Four Seasons Sultanahmet, comi camarão e estava muito apimentado, não gostei. Um terraço no quarto andar. Vista da minha mesa para a Mesquita Azul
Do outro lado do terraço, vista para a Hagia Sofia
O almoço com a guia Gonga Kaya foi no restaurante Nusr-et no Grand Bazar. O turco do sal como é conhecido o dono, celebridade das redes sociais, com restaurantes em várias partes do mundo (fui em NY), especializado em carnes, é maravilhoso.
Panoramic Restaurant, um terraço no rooftop do Hotel Adamar em Sultanahmet. Na foto abaixo rua próxima ao restaurante.
Jantamos uma noite no nosso Hotel Four Seasons Sultanahmet, uma mesa ao ar livre no jardim do pátio interno, lindo, e foi a melhor comida de Istambul. A burrata de entrada era ótima e o steak maravilhoso.
Depois fomos para o bar no rooftop com DJ e vista para a Hagia Sofia, drinques ótimos
Lua cheia em Istambul, um sonho!
Almoço no Palatium Restaurant, em Sultanahmet, ambiente bem cool
Amei e o cordeiro era maravilhoso! O garçom fez uma flor com o guardanapo de papel e me deu, bem bonitinha!
No calçadão Istikal Caddesi, em Beyoglu, tem algumas galerias bem bonitas e almoçamos lá um dia, um cordeiro maravilhoso também, foi ótimo.
Ganhamos frutas de sobremesa (minha vó dizia que melancia com vinho tinto mata!)
Na última noite jantamos no restaurante Aqua, no Hotel Four Seasons Bosforus. O Hotel é lindo, um antigo palácio otomano de frente para o Bósforo, comida boa, ambiente fantástico, foi incrível!
Tem piras de fogo entre as mesas, à noite é muito lindo!
Comemos peixe, estava muito bom, a sobremesa tiramisu, à moda do chef, lindo e delicioso
Nos despedimos com chave de ouro em Istambul aqui, no outro dia fomos para Roma.
O nosso hotel era muito próximo da Mesquita Azul, cinco vezes por dia, pelo alto falante, acontece o chamado para a oração. Um dia acordei cedo e fui para a sacada do quarto filmar o primeiro chamado do dia. Eram 5 horas da manhã. É lindo, parece um canto.
Por fim, uma coisa que eu gostei em Istambul é a maneira como eles tratam os animais, tem muitos pelas ruas, mas todos são castrados, chipados, as pessoas alimentam eles, estão sempre pelas lojas, entram em qualquer lugar, são muito bem cuidados. As pessoas passam fazem carinho, brincam, são muito mansos.
Admiração por um povo que trata tão bem os animais.