Hotel La Mamounia – Marrakech

Continuando o post sobre a minha última viagem, em março de 2019, que você lê aqui Marrakech  comentei que fiquei hospedada por 3 diárias no Hotel La Mamounia, considerado o melhor hotel do mundo no ano de 2018 pela revista Condé Nast Taveler.

IMG_8852

Um pouco da sua história: No século XII  a área pertencia ao Califa Abd-Mamoun. Já no século XVIII o Sultão Sid Mohammed Ben Abdellah deu de presente de casamento para o seu filho o local que representava 15 hectares de jardins, o príncipe o batizou com o nome de Arsal el Mamoun que se transformou em Arsat Mamounia.  Dois séculos depois, já de propriedade do escritório nacional de ferrovias e da cidade de Marrakech (sim o La Mamounia é propriedade pública) foi construído um hotel inaugurado em 1929 que recebeu o nome de La Mamounia com uma arquitetura de fusão dos estilos marroquino e art déco.

O Hotel La Mamounia é um ícone de Marrakech e do Marrocos. Muitas personalidades já se hospedaram como: Winston Churchil que convidou Roosevelt para descansar no hotel depois das negociações da 2ª Guerra Mundial, general De Gaulle, Charles Chaplin, Edith Piaf, Ronaldo Reagan, Jacques Chirac e Sara Jéssica Parker durante as filmagens de Sex and the City.

Cenas do filme O Homem Que Sabia Demais de Hitchcock foram gravadas no seu vestíbulo.

O Hotel passou por sua última renovação em 2009 conduzida pelo decorador Jacques Garcia. A intenção, a partir de 2018, é privatizá-lo.

IMG_8849.JPG

IMG_8850

Fiz a reserva pelo site http://www.grandluxuryhotels.com no qual sou inscrita (membro) que oferece uma série de benefícios. Para mim o melhor é o upgrade de quarto quando disponível. E, de fato, recebi um upgrade já que tinha reservado o quarto clássico (hivernage) e fiquei em um com terraço térreo e acesso direto para os jardins.

O quarto era de bom tamanho, banheiro excelente dividido em dois espaços. Ducha estilo chuva separada da banheira. Decoração em estilo marroquino de muito bom gosto. O terraço realmente era a cereja do bolo. Um espaço muito agradável para apreciar os jardins do hotel, que são lindos, ainda mais nessa época (março) que as laranjeiras estavam carregadas.

IMG_8759

IMG_8764

IMG_8765.JPG

IMG_8767.JPG

IMG_8756

IMG_8757

Mas, quando chegamos no quarto, o funcionário que nos levou para mostrar o funcionamento do ar condicionado, cofre, etc, a certa altura apontou e disse em voz bem solene: Aqui o Minibaaarrrr! Depois quando o marido abriu estava vazio, completamente vazio! Nem uma garrafa de água! A cara dele de decepção foi impagável. Ri muito e falei: já estou amando o Marrocos!

IMG_8772
Minibar do quarto

O terraço do quarto e a vista dos jardins.

IMG_8762.JPG

IMG_8761.JPG

IMG_0245

IMG_8771.JPG

Eu acho que nunca fotografei tanto um hotel na minha vida! Além da beleza do lugar a área onde está instalado é enorme, tem muitos espaços diferentes. Piscina, gazebos, restaurantes, jardins, fontes, bares, lojas, sorveteria, Spa e ainda todo o espaço do lobby dividido em vários ambientes.

IMG_8837

IMG_8782.JPG

IMG_8789.JPG

IMG_0207

IMG_0231.JPG

IMG_0186

IMG_8823.JPG

IMG_8804.JPG

IMG_0214

A localização do La Mamounia é ótima. Quando se vê no mapa parece longe da Medina, a cidade murada onde se localiza a praça principal, os mercados (souks) e alguns museus). Mas, não! É muito perto caminhando, além de ser próximo de várias outras atrações fora da Medina. O único lugar que precisa de táxi é para o Jardin Majorelle, que fica longe (2 km) também da medina, ou para o oásis Palmeraie.

O atendimento é excelente como se espera de um hotel desse padrão, só que aqui entra o diferencial marroquino. É um povo muito amável, atencioso, então no hotel isso fica ainda mais evidente. No segundo dia andei tanto que cheguei no hotel mancando (a charmosa aqui andou 10 Km de babouches), estava com dor no pé .  Pra que? Só faltaram me carregar no colo! No outro dia eu já estava bem (na mesma noite já montada no salto claro!) e ficavam perguntando se eu estava melhor, se estava tudo certo, impressionante. Não era algo incomodativo, mas de gentileza mesmo.

IMG_9065

O Hotel conta com 3 restaurantes: um francês (Le Français), um italiano (L’Italien) com estrela Michelin e um marroquino (Le Marrocain). De início tinha reservado uma noite para jantar no italiano, porque era muito elogiado, mas depois pensei: “em Roma como os Romanos”. Poxa, estou no Marrocos! Vou passar a minha estada experimentando a sua gastronomia. Comida italiana eu como na Itália, no Brasil, enfim em qualquer lugar do mundo. E assim eu fiz, cancelei a reserva e fui jantar no restaurante Le Marrocain.

IMG_0165.JPG

IMG_0143.JPG

IMG_0141.JPG

IMG_0133

IMG_0128

IMG_0132

O Spa é um verdadeiro complexo. Tem uma piscina interna linda demais! Oferece serviço de hamann (o banho turco), massagens, cabeleireiro, etc. Pena que as luzes não permitiram que as fotos em que eu estou ficassem com boa resolução. 

IMG_9522.JPG

IMG_9536.JPG

img_9557.jpg

No espaço interno do Hotel, junto ao lobby, tem várias lojas de grife como Dior, Yves Saint Laurent e até uma filial da patisserie francesa Pierre Hermé. Nos pátios anexos diversas lojas marroquinas como Akbar Deligths de caftans, galeria de arte, antiquário e a loja própria do la Mamounia com produtos da marca do hotel. E, no espaço do portão de entrada, mais uma galeria com lojas de roupas e acessórios.

IMG_0167.JPG

Há alguns bares, porque dentro do La Mamounia é permitido consumir bebida alcoólica. O bar principal Le Churchil, de jazz, possui um lounge (tea room) com música ao vivo final de tarde que fica lotado, muito bom.

img_8807.jpg

A decoração de interiores do La Mamounia é toda tons de vermelho, amarelo, preto, com baixa luminosidade criando uma atmosfera bem aconchegante. Entre os lounges do lobby tem pátios com fontes onde a luz é abundante. Esses espaços foram os meus preferidos.

IMG_9060.JPG

IMG_8798.JPG

IMG_8824

IMG_8827.JPG
Pátio das Colunatas

Os jardins são imensos, dá para passar o dia inteiro passeando, inclusive é permitido que não hóspedes tenham acesso aos jardins para visitar.

IMG_8808.JPG

IMG_8809.JPG

IMG_8843.JPG

IMG_8842.JPG

IMG_8847.JPG

A piscina externa do La Mamounia é térmica nos meses de inverno, em março estava a 28°. Neste local, que se chama Le Pavilion de la Piscine é servido o café da manhã tipo buffet e refeições ligeiras.

IMG_0194.JPG

IMG_0198

IMG_0197.JPG

IMG_9638.JPG

IMG_9641.JPG

O chá de menta (hortelã) é uma instituição no Marrocos e eles tem um jeito muito special de servir, levantando o bule. É delicioso, viciei!

 

Uma coleção de adjetivos é pouco para descrever este hotel tão lindo e perfeito. Marrakech é um lugar de sonho e ficou ainda mais especial, com certeza, porque me hospedei no La Mamounia. Memórias para a vida inteira.

IMG_0174.JPG

IMG_0221.JPG

IMG_9034.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s