Jantares Temáticos – Grécia

Viagem que fizemos em 2018 a Grécia é um dos lugares mais lindos do mundo. A saudade é imensa e o marido vive me perguntando quando a gente vai voltar. Pronto, resolvido! Nesta edição do Jantar Temático “visitamos” a nossa ilha preferida com o tema: Sunset em Santorini.

Inspiração
Anita a filha mais velha “adorando” participar

Essa foi a mesa mais difícil de montar porque eu não tinha muitos elementos. Não fiz quase compras na Grécia, visitei várias ilhas e precisava ficar e me manter “leve” no decorrer da viagem que ainda tinha Istambul no final. Então partindo das cores da bandeira azul e branco, com muito olho grego e flores o resultado foi esse.

Toalha de mesa em renda que comprei na lua de mel (1997) em New York (não lembro o nome da loja, foi na 5ª Avenida, bem para baixo – direção sul de Manhatan). Guardanapos da marca Couleur Nature de Paris e porta guardanapos de miçanga verde imitando coral da loja Roka Ideias e Objetos. Faqueiro em prata WMF (nada a ver com a Grécia). Taça azul de cristal Bohemia e copo bico de jaca azul emprestado do restaurante Bistro da Praça. Vasinhos pequenos azuis e brancos com flores tudo da Oficina da Terra, floricultura do Shopping Beiramar. Uma chaleira azul da Indonésia (Artshop Center loja que não existe mais)

Pratos Linha Mediterrâneo Azul, da Tânia Bulhões, ganhei de presente do marido em um aniversário. Jogo americano redondo azul marinho da Maison Trois no Shopping Beiramar.

E a minha paixão, dois pratos nas laterais como decoração: um com estampa de cavalo marinho o outro com concha nautilus, verdadeiras jóias, comprados na ilha de Rhodes.

Os potes verdes vazados grandes usados como lamparinas tenho há muito tempo, são da Primavera Garden na Rodovia SC 401 e os pequenos com bolinhas verdes e azuis que parecem de gude, compramos em Los Angeles, em um balneário que se chama Santa Mônica em 1996!!!

Os peixes grandes azuis, estilo Bordallo Pinheiro também são da Primavera Garden, servem como jarras, vasos ou só decoração.

Os outros arranjos de flores em vasos baixos (tipo potiche) nos tons azul e branco foram feitos com hortênsias azuis e flores desidratadas pela Juliana Hames. Na foto abaixo é possível visualizar melhor o arranjo.

Como comentei, não compramos muita coisa na Grécia, mas sempre dá para trazer uma lembrança. As peças acima foram garimpadas pelo marido nas ilhas de Rhodes, Patmos, Santorini e também em Atenas.

Todos os colares, saquinhos e olho grego foram comprados nesta viagem.

O arranjo floral do centro da mesa foi o meu querido amigo Rafa Beduschi da Mercado Astral que fez. Uma caixa redonda azul marinho com flores em tons de azul e roxo e um olho grego com um tassel lindo pendurado, amei!

O menu teve três participações. De antepasto a maravilhosa Terrine da Gi de queijo feta (típico grego) com castanhas e mel trufado, que é a coisa mais maravilhosa da vida (seu insta é @terrinesdagi). Servi com grissini em prato azul e branco espanhol. A toalhinha redonda com motivo de olivas negras é da ilha de Rhodes.

A entrada fria eu que fiz! Preparei uma salada grega, também muito típica, que todo restaurante serve. Fiquei viciada lá, comia quase todos os dias. Vai diversos tipos de folhas (alface, rúcula), queijo feta, azeitonas, cebola, pimentão, pepino, ameixa, morango. Cada lugar servia de uma maneira, com todos os ingredientes ou só com alguns. Servi em um prato que comprei em Istambul, regada com muito azeite grego claro.

A entrada quente e o prato principal encomendei do restaurante Ilhas Gregas, pelo Ifood. A comida vem congelada para aquecer na hora. Fiquei com um pouco de receio mas resolvi arriscar. E foi simplesmente sensacional! Amei, virei fã.

A entrada: TIROPITAKIA são mini folhados recheados com ricota e espinafre. Servi em um prato comprado em Atenas. Crocantes, sequinhos, com um recheio delicioso.

Prato principal MOUSSAKÁ, lasanha de carne bovina, com camadas de fatias de berinjela e rodelas de batatas, coberta com molho bechamel e parmesão. Leve e deliciosa. Recomendo muito esses pratos, vale a pena ter sempre em casa.

Para sobremesa comprei iogurte grego e montei em uma taça, na parte de baixo coloquei uma camada de geleia de mirtilo da marca francesa St. Dalfourque eu amo, e por cima, mais geleia e granola para decorar. Ficou muito bom. Não precisei adoçar porque o azedinho do iogurte com o doce da geleia combinou bem.

Para acompanhar os pratos vinho grego lógico! Como não consegui em Florianópolis comprei pela internet no site da Mistral Importadora de Vinhos. Um branco e um tinto. Só conhecia o branco e já gostava e achei o tinto muito bom também. Não entendo nada de vinhos, então não é uma indicação, só uma opinião mesmo.

Eu sempre uso o vinho neste porta garrafas de prata. O de cima só tirei para fazer a foto. Acho muito prático quando se trata de vinho gelado para não molhar a toalha ou mesa. E no vinho tinto que caso escorra, impede de manchar a toalha. Este da foto eu comprei no site da Theodora Home. Amo as peças de prata dela, tem uma seleção fantástica.

Yamas – Saúde em grego – Se pronuncia Yeeamas

Também coloquei umas flores e peças na mesa de centro e uns colares e olho grego no lustre da sala.

A playlist toda grega claro. No vídeo da mesa, a tradicional música “Zorba o Grego”, que eu acrescentei depois e só consta na postagem do Instagram.

Neste jantar resolvi “convidar” alguém. Então o nosso querido amigo Matheus “esteve” com a gente e “participou” um pouco da noite

O meu look comprei é Atenas, saia e top da marca Nejma

No final dancei muito e balancei o guardanapo porque quebrar pratos não é comigo!

Jantar SUNSET EM SANTORINI realizado em 23 de maio de 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s