Turim

Até o ano passado a única porta de entrada na Itália pela TAM era Milão (hoje também por Roma), então, obrigatoriamente, em algumas viagens, na ida e na volta, passei alguns dias na cidade, o que acho ótimo, pois amo Milão.

Porém, explorei pouco ainda o seu entorno, tem cidades muito interessantes e Turim (Torino em italiano) é uma delas. Conheci em um bate e volta de trem a partir de Milão, em setembro de 2017, a viagem dura 50 minutos aproximadamente, recomendo muito, eu adorei.

Na região do Piemonte, Turim é a quarta maior cidade da Itália, tem uma população de 900.000 habitantes.

IMG_7405.JPG
Palazzo Madama na Piazza Castello

A cidade é famosa por abrigar o Santo Sudário. Uma peça de linho, relíquia sagrada, que envolveu o corpo de Jesus Cristo após a crucificação. Sobre o espinho da coroa de Cristo você pode ler aqui Pisa – Itália

O Sudário original se encontra na Catedral de Turim, na Piazza Giovanni. Está guardado em uma urna de alumínio e exposto, normalmente, a cada 10 anos, por autorização do Papa. A próxima exposição está marcada para o ano de 2025. Há também uma cópia que fica na Igreja de San Lorenzo.

Do ano de 1498, em estilo renascentista, a Catedral de Turim é dedicada a São João Batista. Aberta todos os dias das 7:00 às 12:00 e das 15:00 às 19:00 horas.

IMG_7450.JPG

IMG_7452.JPG

img_7464
A urna onde se encontra o Santo Sudário

img_7465

Depois da igreja, fomos para uma das atrações mais importantes de Turim: o Palazzo Reale, na Piazzeta Reale. Do século XVI era o antigo palácio da Casa de Saboia. Possui um acervo muito rico de quadros, tapeçarias e objetos.

img_7403.jpg

IMG_7482

IMG_7571

IMG_7557

IMG_7550

O Palazzo Reale se trata de um complexo com vária alas. Uma delas é a Armeria Reale: armas e armaduras antigas que ocupam três salas do palácio, é lindo.

IMG_7508.JPG

IMG_7515

IMG_7510.JPG

São muitas salas com mobiliário e ainda a biblioteca, o museu arqueológico e a Galeria Sabauda.

IMG_7498IMG_7554

IMG_7543

A Galleria Sabauda é onde se encontra a coleção de arte acumulada pela família Sabóia, uma das mais importantes da Europa. Turim pertenceu ao Ducado de Saboia e foi capital da Itália por 3 anos (1563). Em 1946 a monarquia foi abolida na Itália e a família exilada.

IMG_7566

A Galleria Sabauda (Savoy ou Saboia), se situa na nova ala do palácio e possui obras primas das escolas européias, pinturas italiana, holandesa e flamenca.

IMG_7568

O meu maior interesse em Turim era conhecer o Museu Egípcio, que fica na Via Accademia delle Scienze, perto do Palazzo Reale, mesmo porque em Turim nada é longe, as atrações ficam bem concentradas em torno da praça principal.

O Museu Egípcio de Turim é o 2º maior do mundo, atrás apenas do Museu do Cairo.

Comprei o ingresso antecipado pela internet (com hora marcada) no site do museu porque tinha lido que as filas eram enormes, enfim, no dia que eu fui não tinha fila, mas é melhor garantir.

O museu é es-pe-ta-cu-lar! Possui três andares mais o subsolo. O seu acervo é imenso e a disposição das peças em salas escuras, só o objeto iluminado, fica muito bonito. No 1º andar se encontra o Vale das Rainhas e no 2º andar a Tumba de Nefuru, suas principais atrações.

IMG_7601

IMG_7672

IMG_7650.JPG

IMG_7659.JPG

IMG_7617.JPG

A cidade de Turim é bonita e muito agradável para passear, tem muitas lojas, restaurantes e bares espalhados por arcadas que são cortadas por praças e galerias, ideais para fazer uma parada para um café ou sorvete, dependendo da época do ano.

IMG_7397
Via Roma

A Galleria Subalpina é a mais importante, o símbolo de Turim. Uma passagem coberta que fica entre a Piazza Castello e a Piazza Carlo Alberto. É do século XIX.

IMG_7576.JPG

Almocei na Galleria Subalpina, no café e restaurante Baratti e Milano, um local histórico de Turim, desde 1858. Além do salão para refeição tem bar, confeitaria, gelateria e uma loja para comprar chocolates que são deliciosos e vem em latas lindas, um ótimo presente. Como amo chocolate, a lata que comprei foi para consumo próprio mesmo.

IMG_7574

IMG_7581

Esqueci de fotografar o prato, estava com tanta fome, só lembrei na hora da sobremesa.

IMG_7585

Outra passagem coberta é a Galleria San Federico, de 1930, uma das entradas é pela Via Roma.

IMG_7677.JPG

A Piazza San Carlo, na via Maria Vitória é conhecida como “a sala de visitas” de Turim. O seu conjunto arquitetônico é o barroco sofisticado. Possui as igrejas gêmeas de Santa Cristina (!!!) e San Carlo. Tem muitos cafés  e lojas nas suas arcadas e no centro a estátua do Duque Emanule Filiberto. Detalhe: o vermute foi inventado aqui!

IMG_7391.JPG

img_7389

Não podia deixar de conhecer e fotografar a Igreja de Santa Cristina (!!!)

IMG_7383

IMG_7371.JPG

Além da Catedral, outra igreja importante de Turim é a San Lorenzo. Nessa igreja se encontra uma cópia do Sudário, um tecido de linho de 4,42m de comprimento por 1,13m de largura. Nesse pano se vê a imagem de frente e verso de um homem adulto nu, com bigode, barba e cabelos longos, feridas que revelam que foi crucificado com pregos, espancado e coroado com espinhos, como Jesus Cristo.

A Igreja de San Lorenzo fica exatamente ao lado esquerdo do Palazzo Reale.

IMG_7412

IMG_7418
Cópia do Sudário na Igreja de San Lorenzo

Há muito mais o que ver em Turim, o ideal é dormir uma noite para continuar a conhecer a cidade, mesmo porque, pela quantidade de bares e restaurantes que eu passei deve ser muito animada. Pretendo voltar mais uma vez para visitar o Palazzo Madama, o Castelo Medieval Acaja, Museu do Cinema, Mole Antonelliana e o Parque Valentino à beira do Rio Pó, entre tantas outras atrações.

IMG_7434.JPG
Castello degli Acaja

Turim foi uma maravilhosa surpresa, capital do Piemonte vale mesmo a pena conhecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários em “Turim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s